Richard Ríos Montoya é o primeiro reforço do Palmeiras para 2023. O jogador colombiano, de apenas 22 anos de idade, já chegou a atuar pelo Flamengo no Allianz Parque.
Isso aconteceu no ano de 2020. Richard atuou 19 minutos contra o Verdão, em uma partida na qual o Flamengo escalou time repleto de garotos por conta de um surto de Covid-19 no elenco.
No placar, 1 a 1, gols de Patrick de Paula e Pedro. Mas o volante, que atuou quase como um terceiro zagueiro, teve um duelo interessante com Rony.
Na maioria do tempo da partida, Richard ficou responsável pela marcação do atacante do Verdão na pressão final dos mandantes.
Já em 2021, na metade do ano, o Flamengo resolveu emprestar Richard Ríos ao Mazatlán, do México. No futebol mexicano, uma lesão que o tirou dos gramados por sete meses fez com que só atuasse em seis partidas.
De volta ao Brasil e sem espaço no time carioca, Richard foi negociado com o Guarani e agora chega ao Palmeiras, com aprovação de Abel Ferreira.
Carreira no futsal
Em entrevista concedida à TV Palmeiras, Richard Ríos falou do período em que atuou no futebol de salão, onde iniciou a sua carreira aos 6 anos de idade:
“Minha trajetória é um pouco atípica. Sempre tive o sonho de ser jogador de campo, mas no meu país não tive muitas oportunidades. E por isso optei pelo futsal. Mas tive a oportunidade de voltar para o campo.”
Destaque na modalidade e avançando nas categorias de base da modalidade, Richard chegou à seleção colombiana de futsal.
No ano de 2018, no Rio de Janeiro, o jogador chamou a atenção de PC de Oliveira, técnico histórico do futsal brasileiro que hoje trabalha no futebol.
PC viu potencial em Richard durante a disputa do Sul-Americano Sub-20 da modalidade. Foi então que ele desembarcou no Flamengo em 2019.

