Ao Santos, só bastava um empate para a classificação. Mas o Peixe levou 3 a 0 do Ituano no domingo (5), no Estádio Novelli Júnior em Itu, pela última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista. Assim, mais uma vez não conseguiu passar para o mata-mata do estadual.
Dessa forma, ficou a dúvida se o Santos irá conseguir participar da Copa do Brasil do ano que vem. Afinal, a CBF mudou a fórmula de classificação para o torneio a partir da próxima edição. Anteriormente, a entidade se baseava em seu ranking para a indicação das equipes. Entretanto, os estaduais terão um peso maior para o preenchimento de 2024 em diante.
Nesse sentido, a Federação Paulista de Futebol (FPF) concederá seis vagas para a competição de 2024 via Campeonato Paulista. Mas a equipe treinada por Odair Hellmann ficou distante das seis melhores campanhas do estadual.
Santos terá mais três chances
Então, o Santos terá mais três oportunidades para ingressar na Copa do Brasil do ano que vem. A primeira é ganhar a edição de 2023. Aliás, o Peixe receberá nesta quinta (9), pela segunda fase, o Iguatu-CE na Vila Belmiro, às 21h30 (horário de Brasília). Em caso de empate no jogo único, a partida irá para os pênaltis.
Outra chance é terminar o Brasileirão Série A na zona de classificação para a Libertadores. Por fim, o Alvinegro pode se inscrever na Copa Paulista, que reúne equipes de todas as divisões de São Paulo no segundo semestre, sem competições para disputar. Dessa forma, o campeão garante uma vaga na Copa do Brasil. A última vez em que o Santos jogou o campeonato foi em 2021, quando foi eliminado na primeira fase utilizando um time sub-23.

