Home Mídia Esportiva e bastidores SBT explica preferência por Santos e São Paulo na Sul-Americana com argumento polêmico

SBT explica preferência por Santos e São Paulo na Sul-Americana com argumento polêmico

Copa Sul-Americana começa com sete times brasileiros na fase de grupos, mas apenas os dois paulistas terão jogos exibidos na TV aberta

Por Danielle Barbosa em 30/03/2023 15:14 - Atualizado há 2 anos

Reprodução/Conmebol/SBT

O SBT recebeu críticas por escolher apenas jogos de São Paulo e Santos para exibir na TV aberta na primeira fase da Copa Sul-Americana. Botafogo e Fortaleza foram ignoradas com a decisão da emissora e gerou mal-estar nas afiliadas do Rio de Janeiro e do Ceará, por exemplo.

Ao site ‘Notícias da TV’, o SBT justificou a decisão pela preferência por times paulistas. A explicação é de que a definição dos jogos da pelo critério da maioria- ou seja, os clubes que têm mais torcida é exibido.

A justificativa do SBT se sustenta. De acordo com uma pesquisa do jornal O Globo em julho do ano passado, São Paulo e Santos são os times brasileiros com mais torcedores. Isso levando em consideração apenas as equipes nacionais presentes na disputa da Copa Sul-Americana. No caso do Tricolor paulista, são 8,2% dos torcedores brasileiros, enquanto a torcida santista representa 2,2%. Já Fortaleza e Botafogo, por exemplo, têm 1,3% de torcedores cada.

Copa Sul-Americana no SBT:

O SBT teve os direitos de transmissão da Libertadores nos últimos dois anos, quando exibiu três finais 100% brasileiros. A emissora, contudo, perdeu a disputa pelos direitos de transmissão da competição para a Globo. O canal carioca havia rompido o contrato com a Conmebol durante a pandemia, que que abriu a brecha para o canal do Silvio Santos assumir o torneio.

Sem a Libertadores, o SBT garantiu a licitação da Copa Sul-Americana e será responsável por transmitir a competição entre 2023 e 2026. “A Sul-Americana foi totalmente reformulada, se tornando mais atrativa, tanto para os clubes quanto para os patrocinadores e fãs”, diz nota divulgada na época. “Faremos esse campeonato mudar de patamar”, acrescenta a emissora no comunicado.

“Quanto à Libertadores, aproveitamos para agradecer pela oportunidade de estarmos realizando sua transmissão até o final deste ano, com alta qualidade, tendo assumido esse direito num momento delicado para a Conmebol, na certeza de que trabalhamos incansavelmente para sua valorização, o que certamente permitiu o aprimoramento da concorrência para esse próximo ciclo”, completa a nota do SBT.

Exit mobile version