Home Mercado da Bola Técnico argentino irá substituir José Pékerman na seleção da Venezuela

Técnico argentino irá substituir José Pékerman na seleção da Venezuela

Fernando Batista, ex-técnico das seleções de base da Argentina e Armênia, irá comandar a Venezuela nas Eliminatórias para a Copa do Mundo

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) acertou a contratação de um técnico argentino para o lugar de José Pékerman. Trata-se de Fernando Ariel Batista que terá a missão terá a missão de levar a Venezuela para sua primeira participação em uma Copa do Mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que Fernando Batista de 52 anos assinou contrato até junho de 2026. Além disso, o acordo prevê a extensão do vínculo para mais um ciclo de quatro anos caso cumpra metas pré-estabelecidas.

“Bocha Batista”, como é chamado pela imprensa argentina, tem grande experiência nas categorias de base da seleção argentina. Ele comandou a equipe sub-20 que conquistou o Campeonato Sul-Americano da categoria em 2019.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além disso, foi o treinador do time sub-23 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele também soma passagem pela seleção principal, quando exerceu a função de primeiro auxiliar técnico de Lionel Scaloni entre 2018 e 2022.

Ainda segundo apurou a reportagem, Fernando Batista recebeu sondagens de clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes durante as negociações com a FVF. No entanto, o treinador ficou sensibilizado com o projeto esportivo da entidade e aceitou o convite.

Fernando Batista terá que enfrentar diversos desafios à frente da seleção da Venezuela. Um deles é a falta de tradição do país. O futebol é o quinto esporte mais praticado por lá ficando do beisebol, basquete, vôlei e boxe.

PUBLICIDADE

A carreira como jogador

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Fernando Ariel Batista foi volante em clubes como Argentinos Juniors, San Lorenzo, Godoy Cruz e All Boys. Além disso, atuou pela seleção argentina na Copa do Mundo sub-20 em 1989.

PUBLICIDADE

Ele integrou a geração que revelou o goleiro Roberto Bonano, o volante Diego Simeone e o atacante Antonio Mohamed. O time foi eliminado pelo Brasil nas quartas de final. O título ficou com Portugal de Paulo Madeira, Fernando Couto, João Pinto e Paulo Sousa.

Better Collective