A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) acertou a contratação de um técnico argentino para o lugar de José Pékerman. Trata-se de Fernando Ariel Batista que terá a missão terá a missão de levar a Venezuela para sua primeira participação em uma Copa do Mundo.
O Torcedores.com apurou que Fernando Batista de 52 anos assinou contrato até junho de 2026. Além disso, o acordo prevê a extensão do vínculo para mais um ciclo de quatro anos caso cumpra metas pré-estabelecidas.
“Bocha Batista”, como é chamado pela imprensa argentina, tem grande experiência nas categorias de base da seleção argentina. Ele comandou a equipe sub-20 que conquistou o Campeonato Sul-Americano da categoria em 2019.
Além disso, foi o treinador do time sub-23 nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ele também soma passagem pela seleção principal, quando exerceu a função de primeiro auxiliar técnico de Lionel Scaloni entre 2018 e 2022.
Ainda segundo apurou a reportagem, Fernando Batista recebeu sondagens de clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes durante as negociações com a FVF. No entanto, o treinador ficou sensibilizado com o projeto esportivo da entidade e aceitou o convite.
Fernando Batista terá que enfrentar diversos desafios à frente da seleção da Venezuela. Um deles é a falta de tradição do país. O futebol é o quinto esporte mais praticado por lá ficando do beisebol, basquete, vôlei e boxe.
A carreira como jogador
Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Fernando Ariel Batista foi volante em clubes como Argentinos Juniors, San Lorenzo, Godoy Cruz e All Boys. Além disso, atuou pela seleção argentina na Copa do Mundo sub-20 em 1989.
Ele integrou a geração que revelou o goleiro Roberto Bonano, o volante Diego Simeone e o atacante Antonio Mohamed. O time foi eliminado pelo Brasil nas quartas de final. O título ficou com Portugal de Paulo Madeira, Fernando Couto, João Pinto e Paulo Sousa.

