Home Mercado da Bola Técnico que levou Lucas Neiva para o Grêmio revela sonho de voltar a trabalhar em 2023

Técnico que levou Lucas Neiva para o Grêmio revela sonho de voltar a trabalhar em 2023

Marcelo Rospide revelou Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Lucas Leiva, Douglas Costa, entre outros para o Grêmio

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O técnico que no começo dos anos 2000 ajudou a revelar jogadores como Marcelo Grohe, Mário Fernandes, Lucas Leiva e Douglas Costa para o futebol está desempregado e quer um clube para voltar a trabalhar ainda nesta temporada.

PUBLICIDADE

Em 2022, Marcelo Rospide trabalhou no Cianorte, do Paraná, quando foi auxiliar técnico de Osmar Loss. Mas, desde a ida do treinador para o Persepolis FC, do Irã, que o ex-funcionário das categorias de base do Grêmio está disponível no mercado da bola.

Marcelo Rospide tem a seu favor amplos serviços prestados às divisões inferiores do Grêmio. Além disso, ele trabalhou ao lado de Celso Roth, Paulo Autuori, Renato Portaluppi e Roger Machado que passaram pelo clube gaúcho entre 1999 e 2014.

PUBLICIDADE

“A chegada de treinadores estrangeiros tornou o mercado ainda mais competitivo. Hoje, estou estudando esquemas táticos, analisando jogos e observado jogadores para me manter atualizado. Meu desejo é voltar a trabalhar ainda este ano aqui no futebol brasileiro”, disse Marcelo Rospide em entrevista ao canal “OurSports”, no YouTube.

Nos tempos de vacas magras, Marcelo Rospide rodava pelo Brasil em busca de talentos para as divisões de base do Grêmio. O maior símbolo deste trabalho é Lucas Leiva que anunciou nesta sexta-feira (17) o fim da sua carreira devido a problemas cardíacos.

“O clube foi fazer uma partida amistosa em Dourados, no Mato Grosso, e na equipe adversária tinha um menino menor que os outros. Ele tinha uma qualidade acima da média. Mas, o atleta tinha baixa estatura jogar de volante. Apesar disso, a diretoria decidiu leva-lo para Porto Alegre para um período de testes no Grêmio”, revelou.

Trabalho em dois períodos até ser aprovado pelo Grêmio

Lucas Neiva era um jogador franzino quando chegou no Grêmio em 2001. Para mantê-lo no clube, Marcelo Rospide dedicou-se a trabalhar diariamente em dois períodos com o jogador a fim de ajuda-lo a conseguir uma vaga no time Sub-15.

PUBLICIDADE

“Eu gostava da entrega dele em campo. O Lucas Leiva tinha uma qualidade com a bola nos pés que chamava a atenção de todos no clube. Ao longo da carreira, o atleta mudou seu estilo de jogo para se encaixar na proposta tática dos seus treinadores. Ele sempre foi um jogador muito competitivo e focado em alcançar seus objetivos”, disse.

Após três temporadas atuando profissionalmente no futebol brasileiro, Lucas Leiva trocou o Grêmio pelo Liverpool. Depois, mudou-se da Inglaterra para a Itália onde defendeu a Lazio até retornar ao Brasil para vestir novamente a camisa tricolor.

“O Lucas Leiva é muito identificado com o Grêmio. Isso, com certeza, pesou na sua decisão de retornar ao Brasil. Ele poderia ter encerrado a carreira no futebol europeu, mas decidiu voltar para defender o clube na Série B. Isso é muito amor pela camisa tricolor”, disse o técnico antes de completar:

“Fiquei muito triste quando tomei conhecimento do problema do Lucas. O meu desejo era que ele se recuperasse plenamente para voltar a jogar pelo Grêmio. Mas, chegou a hora de ele pensou em si, na sua saúde, e, principalmente na família. Eu o considerado uma das maiores revelações da história do Grêmio em todos os tempos”, finalizou.

PUBLICIDADE