Titular da Globo, Márcio Guedes teve relação conturbada com Luciano do Valle em 1982
Jornalista esportivo morreu na noite desta sexta-feira (3) aos 76 anos. Márcio Guedes foi o principal comentarista da Globo na Copa da Espanha
Divulgação
O jornalismo esportivo perdeu Márcio Guedes. Vítima de um câncer no pâncreas, o profissional de imprensa morreu no Rio de Janeiro aos 76 anos, na noite desta sexta (3). Com passagens por emissoras como Globo, Manchete e ESPN, o jornalista estava na TV Brasil. Aliás, Márcio Guedes foi o comentarista da Globo dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. A emissora transmitiu aquele Mundial com exclusividade para o país.
Na época, o narrador titular da Globo era Luciano do Valle. Então, por determinação de Armando Nogueira, diretor da Central Globo de Jornalismo, Márcio Guedes faria dupla com Luciano nas partidas da seleção brasileira e também nas principais da Copa do Mundo de 1982, como a final. A Globo teve outras duas duplas de narrador e comentarista naquele Mundial: Galvão Bueno e Sérgio Noronha; e Carlos Valadares com José Maria de Aquino.
Contudo, a escalação de Márcio Guedes gerou um mal-estar nos bastidores da Globo. Conforme o jornalista Paulo Mattiussi (falecido em 2007), no livro “Osmar Santos – O Milagre da Vida”, Juarez Soares seria o comentarista das partidas da seleção brasileira. Aliás, a escalação do jornalista paulista seria uma forma de evitar o “carioquês” da emissora.
Jornalista relatou bate-boca entre Márcio Guedes e Luciano do Valle
Mesmo que Juarez Soares tenha viajado para a Espanha convicto de que seria o comentarista principal da Globo, Armando Nogueira tinha outros planos. Assim, bateu o martelo e optou por Márcio Guedes, “rebaixando” o “China” a repórter de campo, responsável pela cobertura da seleção brasileira. De acordo com o biógrafo de Osmar Santos, a amizade de Luciano do Valle e Juarez Soares fez com que o narrador compusesse uma dupla com Márcio “tão coesa quanto uma mistura de azeite e vinagre”.
Então, Mattiussi descreveu uma discussão entre Márcio Guedes e Luciano do Valle pelas estradas da Espanha. Durante uma viagem de Madrid para Málaga para a transmissão de uma partida da Copa do Mundo de 1982, o comentarista começou a reclamar do sol que batia de frente para seus olhos. Assim, o narrador fez o “balão” e começou a voltar, indo pelo sentido contrário ao local do jogo.
“Que foi? Ficou louco? Desse jeito a gente não vai chegar a tempo para a transmissão!”, reclamou Márcio Guedes. Desse modo, Luciano do Valle respondeu ao colega, sem muita paciência: “Não vamos chegar, mas em compensação eu não vou mais escutar suas reclamações, como se eu fosse responsável pela posição do sol”.
Logo após a Copa do Mundo de 1982, Luciano do Valle deixaria a Globo, ficando por um ano na Record antes de iniciar sua marcante passagem pela Bandeirantes, a partir de 1984. O histórico narrador morreria em 2014. Já Márcio Guedes seria contratado pela Manchete, inaugurada em 1983, compondo um inesquecível trio com Paulo Stein e Alberto Léo, tanto na apresentação do programa diário Manchete Esportiva quanto nas transmissões dos jogos.

