A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) está em busca de um novo técnico para assumir o comando da seleção nacional após a saída do técnico colombiano José Pékerman. A decisão do argentino de deixar o cargo foi anunciada na última terça-feira (7) por motivos familiares.
O Torcedores.com apurou que o presidente da FVF, Jorge Andrés Giménez Ochoa, tem se dedicado a encontrar um substituto para José Pékerman, que teve uma passagem breve pela seleção venezuelana, mas não conseguiu números expressivos no comando da equipe.
Entre os nomes cotados para o cargo estão Sergio Batista, César Farias e José María Morr. Porém, com leve favoritismo para o experiente treinador que comandou a seleção argentina sub-23 em 2019.
Sergio Batista, que está sem trabalhar à beira do campo há quatro anos, é conhecido por ter comandado Lionel Messi na conquista da medalha de ouro para a Argentina nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, e já demonstrou interesse em ouvir uma proposta da FVF.
Ainda segundo apurou a reportagem, busca por um novo técnico não é uma tarefa fácil para a Jorge Andrés Giménez Ochoa. A Venezuela é um país com pouca tradição no futebol e com dificuldades financeiras para investir em grandes nomes do esporte.
Além disso, o futebol no país foi afetado após a pandemia de Covid-19. Isso porque, muitos clubes só estão conseguindo sobreviver graças a uma verba repassada pela FVF e, principalmente, pelo Ministério do Esporte Venezuelano.
Presidente tenta atrair candidatos oferecendo “benefícios”
A Federação Venezuelana de Futebol tem buscado encontrar soluções criativas para atrair técnicos de renome para o país. Uma das estratégias tem sido a oferta de benefícios adicionais, como moradia em lugares nobres, escola para filhos, além de um bom salário.
A expectativa é de que a FVF anuncie o nome do novo técnico em breve, para que ele possa começar a preparar a seleção venezuelana para os próximos desafios, incluindo as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

