| CAP | 2-1 | CAM |
|---|
Em grande jogo disputado na Arena da Baixada nesta terça-feira (18), o Athletico Paranaense superou o Atlético-MG com o placar de 2 a 1 em duelo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.
O início da partida correspondeu às expectativas com chances para todos os lados, mas o Athletico conseguiu se estabelecer no campo ofensivo de forma mais organizada e teve desempenho superior no primeiro tempo.
Na etapa complementar, o Atlético-MG esboçou uma reação e chegou ao primeiro gol com Paulinho, pressionando mais o Furacão. Porém, a expulsão do lateral Mariano deixou a missão mais complicada para o Galo.
Com a vitória, o Athletico chegou à 4 pontos após dois jogos na fase de grupos. O Atlético-MG segue sem pontos, em uma situação mais delicada.
Athletico abriu larga vantagem no primeiro tempo
O início foi extremamente movimentado com chances para os dois lados. O Galo abriu os trabalhos aos 2′ com Paulinho invadindo a área para ficar no 1v1 contra Bento, que esticou o braço e evitou o gol. Na resposta, Dodô recuou errado para Everson e Rômulo bloqueou, levando enorme perigo no lance.
Hulk teve sua primeira chance aos 6′ da intermediária ao cobrar falta direto no canto direito, mas Bento defendeu e armou o contragolpe que terminou em golaço individual de Vitor Roque, arrancando no meio-campo até chegar na área pela direita, batendo cruzado.
O Atlético-MG tentou responder com Mariano cruzando da direita para a pequena área onde Bento espalmou no susto. Paulinho tentou aproveitar, mas Pedro Henrique fez o corte, no último grande momento do Galo durante o primeiro tempo.
Aos 27′, Khellven venceu Paulinho e trouxe a bola para a canhota batendo com desvio de Everson. O lance originou uma longa revisão do VAR para analisar possível toque de Paulinho dentro da área. Após sete minutos de análise, a arbitragem concedeu o pênalti ao Athletico, que ampliou a vantagem com David Terans no canto esquerdo.
Nos acréscimos, os goleiros trabalharam novamente. Everson evitou o terceiro do Furacão com ótima defesa após Rômulo testar firme no cruzamento de Fernandinho. Depois, foi a vez de Bento brilhar novamente ao espalmar na lateral após Battaglia chutar no canto direito.
Atlético-MG melhorou no segundo tempo, mas não conseguiu buscar o empate
A intensidade do segundo tempo não manteve o ritmo da etapa inicial, com a bola circulando mais na intermediária. Como o Athletico estava trabalhando mais a posse, Coudet optou por Hyoran no lugar de Dodô, deslocando Patrick para a lateral-esquerda.
Aos 18′, o Atlético-MG conseguiu marcar o seu primeiro gol na cobrança de falta de Hyoran direto para o gol, mas o árbitro identificou impedimento de Jemerson, interferindo na visão do goleiro do Furacão, anulando o gol.
No entanto, o Galo foi incisivo e descontou o placar aos 25 minutos. Hulk mais uma vez foi bem ao deixar Hulk na cara do gol pelo lado direito. O atacante olhou para Bento e bateu cruzado na saída do goleiro.
O Athletico quase sofreu o empate logo na sequência depois que Patrick recebeu na esquerda com espaço e chutou rasteiro em direção ao gol, mas Bento salvou o Furacão com os pés.
A pressão do Atlético-MG ficou maior na reta final. Aos 38′, Hulk cobrou falta no círculo central direto para o gol e encheu o pé canhoto, bola que passou ao lado da trave esquerda. Porém, a situação ficou mais complicada para o Galo depois que Mariano recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 43′.
Mesmo com um a menos, o Galo teve uma chance final nos acréscimos. Paulinho dominou pela direita com dificuldades mas passou pela marcação e rolou para Hyoran bater de primeira, só que Bento fez uma defesa sensacional. No rebote, Hyoran jogou por cima do gol e o Athletico confirmou a vitória.
FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 2-1 ATLÉTICO-MG
Data: 18/04/2023, 21:00
Estádio: Arena da Baixada
Gols: 1T 7′ Vitor Roque (CAP); 1T 36′ D.Terans (CAP); 2T 25′ Paulinho (CAM)
Cartão Vermelho: 2T 43′ Mariano (CAM)
Substituições – CAP: Thiago Andrade (Rômulo); Pablo (Vitor Roque); Cuello (D.Terans)
Substituições – CAM: Hyoran (Dodô); Vargas (Pedrinho); Hugo Moura (Christian); Bruno Fuchs (M.Lemos)
Athletico: Bento; Khellven, Zé Ivaldo, Pedro Henrique e Pedrinho; Erick, Fernandinho e Christian; Terans, Rômulo e Vitor Roque. (Técnico: Paulo Turra)
Atlético-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Mauricio Lemos e Dodô; Battaglia, Zaracho, Pedrinho e Patrick; Paulinho e Hulk. (Técnico: Eduardo Coudet)

