Atlético-MG prepara saída de Coudet mesmo após título e abre conversas com Dorival Júnior
Diretoria do Galo não esconde insatisfação com Coudet após as cobranças feitas pelo treinador
Paula Reis / Flamengo
O Atlético-MG voltou a vencer o América-MG e garantiu o título do Campeonato Mineiro de 2023 com um placar agregado de 5 a 2. Apesar da conquista, o técnico Eduardo Coudet está com o futuro indefinido para a sequência da temporada. A situação do treinador argentino ficou complicada após as polêmicas declarações depois da derrota para o Libertad, na estreia da Libertadores.
Segundo informações do site ‘Fala Galo’, a diretoria do Atlético-MG já começou a articular a saída de Coudet nos bastidores. De acordo com a publicação, o Galo já abriu conversas com Dorival Júnior, atual campeão da Libertadores e da Copa do Brasil. O treinador está livre desde o final da temporada, após não renovar com o Flamengo.
A princípio, segundo o GOAL, os dirigentes atleticanos já tiveram ao menos duais reuniões para discutirem a possibilidade de contratação do novo treinador. A primeira conversa de Dorival com o Atlético aconteceu ainda na sexta-feira (7), dia seguinte à derrota para o Libertad.
Dorival Júnior é o principal nome cotado para assumir a vaga de Eduardo Coudet, e a ideia do Galo é assinar um contrato até o fim de 2023. Vale lembrar que o comandante argentino tem vínculo até dezembro de 2024 e com uma de 6 milhões de dólares (R$ 32 milhões), segundo a ESPN Brasil.
Embora a multa de Coudet no Atlético-MG seja alta, o clube liberou o treinador da multa caso ele queira deixar o projeto. A informação foi confirmada pelo presidente Sérgio Coelho em entrevista à Rádio Super 91.7 FM. “A gente quer as pessoas trabalhando no Atlético, mas se quiserem ficar. Ficar no Atlético por obrigação ou por força de contrato, por exemplo, eu não acho legal.”
Números de Dorival Jr:
Se fechar com o Atlético-MG para 2023, Dorival Júnior irá iniciar sua segunda passagem pelo clube. A primeira foi entre 2010 e 2011, entrentanto, o desempenho não foi dos melhores. Ao todo, foram 52 partidas, com 25 vitórias, 11 empates e 16 derrotas.
Em seu último trabalho, pelo Flamengo, Dorival Júnior teve um aproveitamento de 66.7%, com 26 vitórias, oito empates e nove derrotas em 43 jogos. Ademais, por exemplo, o treinador conquistou o títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, além de ter terminado o Brasileirão na quinta colocação.
Futuro de Coudet no Atlético-MG
Em entrevista à Rádio Itatiaia após a conquista do Campeonato Mineiro, o diretor de futebol do Atlético-MG, Rodrigo Caetano falou sobre a situação de Coudet. O dirigente admitiu que o treinador passou do ponto nas cobranças após a derrota para o Libertad, contudo, despistou sobre o futuro do argentino.
“Sou do lado conciliador. Não gosto de interromper o trabalho, mas é algo que vamos avaliar no meio da semana – disse que Caetano, que complementou sobre a situação. Ele é um grande treinador. Ele é explosivo. Como ele admitiu, colocou num fórum não ideal. Aquilo que pediu, nós demos a dele, para ele ficar confortável (retirada da multa para saída). Normal o treinador sempre exigir contratação. Sempre fizemos contratações. Mas temos diretrizes que o clube impõe. Clube é gigante, de estrutura fenomenal, que fazem pessoas esforço do tamanho do nosso clube e que as vezes não precisavam. Esse tipo de situação vai servir para ele aprender”, disse Rodrigo Caetano.
“Existe uma coisa que a gente trabalha muito, que é justamente preservar nosso ambiente de trabalho. Por isso resolvemos sempre os nossos problemas internamento. Mas o que ocorreu foi um ato falho grave. Certamente poderíamos ter resolvido internamente. E vamos ver como as coisas vão ficar”, completou o diretor atleticano.

