Home Mídia Esportiva e bastidores Cléber Machado revela detalhe contratual de narradores da Globo

Cléber Machado revela detalhe contratual de narradores da Globo

Cléber Machado destacou que as ações publicitárias eram ‘organizadas’ pelo departamento comercial da emissora

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O narrador Cléber Machado tem dado diversas entrevistas após sua demissão da Globo, no final de março, depois de 35 anos na emissora. Mas além de falar muito sobre sua saída da emissora, o narrador tem divulgado alguns detalhes curiosos da carreira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao ‘Podpah’, Cléber Machado falou sobre a exclusividade que tinha com a Globo. De acordo com o narrador, ele não podia fechar acordos comerciais fora da emissora. Contudo, recebia um cachê pelas ações publicitárias que fazia durantes as transmissões das partidas. 

A nossa vida era muito confortável (na Globo). Não podia (fechar comercial), então as ações comerciais que a gente fazia eram organizadas pelo departamento comercial da Globo“, disse Cléber Machado. “O cliente não me contratava, contratava uma ação dentro do jogo. Quem fosse narrar, fazia a ação e ganhava um cachê”, explicou o narrador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o site ‘Notícias da TV’, a Globo até permite que narradores, comentaristas e apresentadores esportivos façam campanhas. Contudo, a emissora tem o direito de aprovar as propostas recebidas por seus profissionais. 

Recentemente, entretanto, Gustavo María, diretor de Redação do Esporte, deu uma bronca em repórteres que marcavam empresas no Instagram. O caso aconteceu após uma jornalista que atua no SporTV marcar o hotel onde ficou para agradecer a estadia. A atitude foi configurada como jabá, termo utilizado para definir o ganho de vantagens em troca de divulgação, por exemplo.

Vida pós-Globo:

Ainda em entrevista ao ‘Podpah’, Cléber Machado falou sobre como tem sido sua vida após a demissão da Globo. O narrador já fez a decisão do Campeonato Paulista pela Record e fechou acordo com o Prime Vídeo para narrar a Copa do Brasil, por exemplo.

PUBLICIDADE

“O processo pós-Globo foi muito rápido. Pô, juro, eu não fiquei abatido, não chorei uma lágrima. Foi legal? Não, mas não rolou nada disso. E as coisas começaram a acontecer depois de uma maneira muito rápida, de um jeito que eu nem imaginava. Essa parada da final do Campeonato Paulista, eu fiquei na dúvida, mas eu tenho uma identificação com o campeonato. Aí depois veio o Amazon Prime Vídeo (com a Copa do Brasil)”, contou o narrador.

PUBLICIDADE
Better Collective