O Maricá Futebol Clube está movimentando o mercado da bola às vésperas do início da Série A2 do Campeonato Carioca. Após contratar o técnico Reinaldo Oliveira, ex-atacante do Flamengo, a diretoria alvirrubra decidiu reforçar o departamento de futebol.
O Torcedores.com apurou que um dos maiores ídolos do Fluminense, Gilberto Alves, mais conhecido como Búfalo Gil, agora será o novo diretor técnico da equipe do Tsunami da Região dos Lagos.
Atualmente, Búfalo Gil reside em Niterói e tem uma escolinha de futebol em Maricá. Ele colaborou, inclusive, com o clube em outros momentos. Porém, nunca teve um cargo dentro da diretoria ou na comissão técnica.
A função de Búfalo Gil vai abranger atividades como a coordenação e supervisão das atividades da área esportiva do clube. Além disso, o lendário jogador terá importante função no dia a dia na gestão do elenco ao lado de Reinaldo Oliveira.
Ainda segundo apurou a reportagem, Búfalo Gil ficará na função até o fim da atual temporada. Em 2024, a diretoria alvirrubra projeta coloca-lo como coordenador geral das categorias de base. O Maricá deseja trabalhar com jovens desde a categoria sub-9 até o sub-20.
Com larga experiência no futebol, Búfalo Gil terá a missão de planejar a parte técnica do futebol para futuras competições de base. O clube está se organizando para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior no ano que vem.
A carreira de Búfalo Gil
Nascido em Nova Lima, em Minas Gerais, Gilberto Alves, o Búfalo Gil, iniciou a carreira no Cruzeiro. Ele passou por clubes como Villa Nova, Uberlândia, Comercia-MS, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Coritiba e America-RJ.
No exterior, o jogador brilhou com as camisas do Real Murcia, da Espanha e, Farense, de Portugal. Além disso, ele defendeu a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1978. Foram sete jogos no Mundial da Argentina.
Sua passagem pelo Fluminense perece um capítulo à parte. Ele vestiu a camisa tricolor de 1974 a 1976. Além dos 75 gols em 172 jogos, o ponta-direita, que chamava a atenção pela rapidez e porte físico, conquistou o Bicampeonato Carioca de 1975/1976.
Búfalo Gil foi um dos maiores algozes do Vasco. Ele protagonizou uma das maiores goleadas do clássico contra o rival, ao marcar três gols no triunfo por 5 a 1, pelo Campeonato Carioca de 1974, no Maracanã.
Logo após pendurar as chuteiras, ele foi técnico do Botafogo, Sport Recife, Fortaleza, Itaperuna, Avaí, Marília e Portuguesa Santista. No exterior, comandou o Al Taawon, da Arábia Saudita e Alianza Lima, do Peru.

