Após o anúncio da saída do técnico Fernando Lázaro, o Corinthians agiu rápido e oficializou a contratação do técnico Cuca até o fim de 2023.
Assim que a notícia foi divulgada, milhares de torcedores repudiaram a escolha, lembrando que Cuca foi condenado por estupro de menor de 13 anos na Suíça, em 1987. Quando ainda era jogador, o profissional fazia excursão pelo Grêmio. Ele e os companheiros Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi ficaram detidos por cerca de um mês após serem acusados de terem tido relações com uma garota sem consentimento.
Dois anos depois, Cuca, Eduardo Hamester e Henrique foram condenados a 15 meses de prisão por atentado ao pudor com uso de violência. Fernando foi absolvido da acusação de atentado ao pudor, mas condenado por envolvimento em ato de violência contra a vítima.
Em postagens no Twitter, muitos torcedores destacaram a contradição do Corinthians em manter a campanha “RespeitaAsMina”, que luta contra abusos em relação à mulher, e contratar um profissional condenado por estupro.

