Diretor da CBF vê arbitragem “bastante positiva” em início do Brasileirão
Campeonato Brasileiro começou com polêmicas de arbitragem
Reprodução/CBF TV
No último final de semana, teve início o Brasileirão Série A. Como de costume, no Brasil, a arbitragem foi um dos assuntos dos programas de debate.
Dessa vez, além das velhas discussões – como uma possível expulsão de Fagner, ainda tivemos a nova recomendação da CBF, com “tolerância zero” nas reclamações, o que gerou mais uma expulsão de Abel Ferreira. Na opinião dele, injusta.
Ao término da rodada, hoje (17), o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Wilson Seneme, falou à CBF TV sobre a arbitragem de estreia do Campeonato Brasileiro.
Seneme rechaçou as críticas, dizendo que a arbitragem foi positiva. O dirigente ainda entende que os clubes colaboraram para que a arbitragem fosse boa.
“Entendemos que foi uma rodada bastante positiva. Queria fazer, de maneira geral, um elogio aos clubes. Na maioria das situações, vimos um ambiente onde havia a preocupação de proteger o futebol, de proteção ao jogo. Fica a mensagem de felicidade pelo desempenho dos árbitros e dos clubes”, disse Seneme.
A comissão de arbitragem ainda destaca que o ponto mais positivo tenha sido a parte disciplinar das partidas.
“Acredito que o aspecto disciplinar foi o ponto mais alto, positivamente, na minha visão, em relação aos árbitros. Esse aspecto é muito importante para o jogo. Se o árbitro tem o jogo controlado, é benefício para todo mundo. Os jogadores se concentram no jogo e ele se torna mais bonito”.
Novas orientações do Brasileirão vieram da Fifa
Por fim, Seneme fala sobre essas novas orientações para a arbitragem. Ele diz que essas recomendações vieram da Fifa.
“São orientações da Fifa. Não estamos criando algo da CBF. Estivemos em um seminário em Madri. A gente traz essa informação. As palestras que fizemos foi para prevenir os clubes a respeito da atuação mais rigorosa que os árbitros vão ter”, disse.

