Ederson vem sendo uma peça fundamental nos Citizens de Pep Guardiola nos últimos anos. O goleiro brasileiro tem um estilo único de jogar, se arriscando às vezes para fazer a diferença. Esse comportamento costuma gerar algumas críticas por parte de torcedores e da imprensa, porém, o atleta defendeu sua forma de atuar.
“Seja antecipando uma determinada jogada ou lendo um determinado tipo de passe ou defesa, a concentração é um grande fator no meu jogo”, falou o goleiro para a Sky Sports.
“O que fazemos nos jogos-treino é fazer com que nossos goleiros joguem em uma linha muito alta. Dessa forma, replicamos times que pressionam alto contra nós. Mas também, ao jogar nessa linha alta, podemos trabalhar essas decisões”, comentou o goleiro dos Citizens.
Ederson ainda defendeu o seu estilo de jogo, opinando que às vezes é preciso ser “louco”:
“Acho que às vezes para ser um goleiro você precisa ser um pouco louco. Mas você não pode ter medo de sair e parar esse tipo de jogada.”, falou o atleta.
Goleiro do Manchester City destacou a influência que o futsal teve em seu estilo de jogo
Ainda na mesma entrevista para a Sky Sports, o goleiro dos Citizens citou um aspecto importante que contribuiu para a construção do seu estilo de defender, o futsal. Ederson começou atuando nessa esporte, como muitos brasileiros fazem.
“O futsal ajudou muito nisso. Você tem que ter calma, tomar as decisões certas, escolher os passes certos. Por ser um campo pequeno, você joga sob pressão muitas vezes e isso me ajuda como jogador até hoje. Torna aquela sensação de calma mais natural.”, explicou o goleiro do Manchester City, que reconheceu que a sua forma de atuar as vezes acaba preocupando a torcida dos Citizens:
“Às vezes você ouve a torcida respirando fundo quando o jogo se torna um pouco arriscado. Mas não consigo quebrar minha concentração. Tenho que manter a calma. Isso me ajuda a tomar as decisões certas quando o adversário está pressionando e meu trabalho é encontrar o homem livre”, concluiu.

