Home Mídia Esportiva Em meio a cortes, Globo também demite Hortência e Carlão do Vôlei

Em meio a cortes, Globo também demite Hortência e Carlão do Vôlei

‘Facão’ no núcleo esportivo da emissora carioca ainda deve atingir outros profissionais nos próximos dias

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Depois de confirmar as demissões de Maurício Noriega, Jaime Júnior e Régis Rosing, a Globo oficializou outras duas saídas nesta quinta-feira (13). Hortência Marcari, rainha do basquete, e Carlão Gouvêia, o Carlão do Vôlei, campeão olímpico de 1992, também foram desligados da emissora.

PUBLICIDADE

Comentarista do NBB (Novo Basquete Brasil) e da NBA (National Basketball League), Hortência tinha acordo fixo com a Globo desde 2015. Na ocasião, a ex-jogadora assinou, a princípio, para participar da cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A rainha do basquete estava presente, principalmente, em transmissões do Sportv, mas também aparecia em eventos da TV aberta.

O último grande evento de Hortência como comentarista do Grupo Globo, entretanto, foi em Tóquio, nas Olimpíadas disputadas em 2021. Ademais, vale lembrar que a ex-jogadora também chegou a atuar como comentarista do ‘Zig Zag Arena’ na TV Globo. 

PUBLICIDADE

Carlão Gouvêia, por sua vez, era um dos comentaristas da Superliga masculina e feminina de vôlei no canal por assinatura da Globo. O ex-jogador estava na emissora desde o início da década de 2010, e atuou nas coberturas das últimas três Olimpíadas (2012, 2016 e 2021). Carlão também atuou como comentarista em transmissões da Seleção Brasileira em diversas oportunidades.

Jornalistas demitidos da emissora:

Só em 2023, a Globo demitiu nomes importantes de seu núcleo esportivo. Além dos profisisonais desligados nesta quinta-feira (13), os narradores Cléber Machado e Jota Júnior já haviam sido dispensado há algumas semanas, por exemplo. A justificativa usada pela emissora foi de “questões financeiras’.

Ademais, por fim, os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo também deixaram a emissora após o fim da ‘Central do Apito’.

Nota da Globo sobre as demissões:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, as lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. 

Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.”