O jornalista Marco Aurélio Souza, ex-repórter da Globo, admitiu surpresa com o anúncio da demissão do narrador Cléber Machado da emissora. O profissional era um dos principais nomes das transmissões de jogos em São Paulo e tinha 35 anos de casa.
Em entrevista ao ‘Deu Zebra Cast’, Marco Aurélio Souza questionou a saída de Cléber Machado da Globo. O repórter destacou que a demissão do profissional veio justamente no momento em que a emissora recuperou os direitos de transmissão da Libertadores.
“Eu achei estranho porque com a retomada dos direitos da Libertadores… Achei estranho. E podendo transmitir dois [jogos por rodada] como eles vão transmitir Fluminense pro Rio e alguns estados e o jogo do Palmeiras pra São Paulo…”, disse Marco Aurélio Souza.
Fora da Globo, Cléber Machado foi anunciado pela Record para as partidas das finais do Campeonato Paulista. A princípio, o acordo prevê apenas os dois jogos entre Palmeiras x Água Santa, mas as partes não descartam novos projetos.
Explicação da Globo:
Em nota, o Grupo Globo falou sobre a saída de Cléber Machado. A emissora destacou a trajetória do narrador, e afirmou que as portas da empresa certamente segue abertas para projetos futuros.
“O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro na Globo. Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do sportv e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval”, diz a nota.
“Grande profissional, Cleber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol”, completa o anúncio.
Narrador fala sobre conversa com a emissora:
Em entrevista ao UOL Esporte, Cléber Machado contou os detalhes de como foi a conversa com a Globo no dia de sua demissão. O narrador afirmou que a emissora alegou questões de orçamento para justificar a decisão de demiti-lo.
“Perguntei: ‘Vocês não me querem mais ou é questão de orçamento? ‘Não tem nada a ver com você, é orçamento.’ Podemos negociar? ‘Não sei’… Enfim. A surpresa é que, quando se desenhou isso, era uma coisa recente, não foi programado. O burburinho de que alguma coisa iria acontecer, de movimento na empresa que o pessoal fica ressabiado, começou uma semana antes. Aí quando fui conversar me responderam que foi orçamento, mas que para o profissional é menos pior”, disse.
“Optaram por terminar o vínculo de funcionário e empregador. Conversa normal, de mais de hora. Mas eu estou emocionalmente bem, fiquei na boa. Queria sair? Não, queria me aposentar lá, mas estou na boa, tocando a vida, sem crise, sem choro. A vida continua e vamos ver o que se apresenta”, acrescentou.
HISTÓRICO!!!! 🗞️📺⚽
SIMPLESMENTE CLÉBER MACHADO COMEÇANDO O JOGO: "BOLA EM JOGO PARA VOCÊ LIGADA/LIGADO AQUI NA RECORD!"#FinalPaulistãoNaRecord pic.twitter.com/VCNAP1zc66
— Gab. (@bielerwgab) April 2, 2023

