Sempre lá: Flamengo chega ao 10º confronto no Equador nos últimos quatro anos; relembre
Desta vez, o duelo é inédito, assim como o palco da partida
Marcelo Cortes / Flamengo
O Flamengo encara o Aucas, do Equador, na noite da próxima quarta-feira, dia 5, às 19h, horário de Brasília, jogando fora de casa, no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. Esse confronto é válido pela rodada de estreia do Grupo A da Copa Libertadores da América de 2023.
E jogar em solo equatoriano tem sido algo frequente para o Time da Gávea. Isso porque, desde a temporada de 2019, o Rubro-Negro terá agora o seu 10° jogo no país.
São nove visitas ao país, distribuídas entre Libertadores e Recopa Sul-Americana nos últimos cinco anos. A cidade de Quito é a que mais recebeu o clube. Esta é a sexta estadia. Guayaquil, por sua vez, foi palco em quatro ocasiões.
A última lembrança, porém, não é positiva. Em fevereiro, o Flamengo perdeu para o Independiente del Valle, no jogo de ida da Recopa.
Antes disso, no entanto, o Fla garantiu o título da Libertadores de 2022, quando venceu o Athletico-PR pelo placar de 1 a 0, em Guayaquil.
Em Quito, a última vitória aconteceu no ano de 2021. Na época, o Rubro-Negro venceu a LDU por 3 a 2, no estádio Casa Blanca, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. No Equador, o retrospecto total de 2019 em diante é de quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.
Palco e duelo inéditos
Este será o primeiro jogo do Flamengo com o Aucas, que é estreante na Copa Libertadores da América. Em outras palavras, essa também será a primeira vez do clube carioca no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda. A capacidade do local é de pouco mais de 18 mil torcedores.
Em entrevista concedida ao site do “GE”, o atacante Pedro falou que pode se esperar do adversário da estreia do Mengão no torneio:
“Time estreante, mas acredito que vai ser um jogo complicado pelo fato da altitude. A gente já conhece muito bem o Equador, fomos várias vezes nesses últimos anos para o Equador. A gente se sente muito bem lá também, mas acredito que vai ser um jogo muito difícil por ser num estádio pequeno também. A torcida deles vai fazer uma “pressãozinha”, mas o Flamengo sempre vai entrar para vencer, independentemente do adversário e das dificuldades. Com humildade, vamos enfrentar esse jogo sabendo que, pela altitude, vai ser um jogo muito difícil também.”

