Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG fecham ‘pódio’ de elencos mais caros da Libertadores
Com Flamengo em primeiro, Brasil domina top-10 e coloca os sete clubes entre os nove primeiros
Gilvan de Souza
Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG protagonizam as principais conquistas no futebol brasileiro nos últimos anos. Os três clubes têm os elencos mais caros não só do Brasil, mas também da América do Sul, e chegam mais uma vez no topo de favoritismo na competição continental.
Segundo dados do site “Transfermarkt”, que é especializado no mercado da bola, entre os nove elencos mais caros da Libertadores 2023 sete são de clubes brasileiros. River Plate, em quarto, e Boca Juniors, em sexto, são os únicos “intrusos”, com o Racing, também da Argentina, fechando o top-10.
A liderança isolada pertence ao Flamengo, que conquistou dois títulos nas últimas quatro temporadas na competição, nos anos de 2019 e 2022. O Palmeiras, vencedor de 2020 e 2021, aparece em segundo, seguido do Atlético-MG, que vem batendo na trave na busca pelo bi da Libertadores; confira o ranking:
Flamengo (BRA): 161,7 milhões de euros
Palmeiras (BRA): 133,6 milhões de euros
Atlético-MG (BRA): 117,3 milhões de euros
River Plate (ARG): 97,7 milhões de euros
Corinthians (BRA): 89,5 milhões de euros
Boca Juniors (ARG): 85,2 milhões de euros
Athletico-PR (BRA): 76,3 milhões de euros
Fluminense (BRA): 56,7 milhões de euros
Internacional (BRA): 55,6 milhões de euros
Racing (ARG): 42,9 milhões de euros
Todos clubes brasileiros estreiam na fase de grupos da Libertadores nesta semana. Nesta terça-feira (4), acontece Alianza Lima x Athletico-PR, em Lima, às 19h, e Independiente Medellín x Internacional, às 21h. Na quarta (5), o Flamengo entra em campo contra o Aucas, o Fluminense enfrenta o Sporting Cristal e o Palmeiras duela com o Bolívar. Na quinta (6), é a vez de Corinthians e Atlético-MG, contra Liverpool-URU e Libertad, respectivamente.
Dorival Júnior coloca o Flamengo como favorito
“Favorito em qualquer competição, onde o Flamengo entra é favorito. Não tenho dúvida que coisas boas ainda vão acontecer nesse ano. O Flamengo é uma equipe preparada, só tenho a agradecer tudo que passei, senti nesse clube, procurei dar sempre o meu melhor, pode ter certeza disso. Foi uma troca completa, para mim foi uma satisfação poder pela terceira vez poder estar à frente de uma equipe como o Flamengo”, disse ele após o sorteio.

