| AUC | 2-1 | FLA |
|---|
Em sua estreia pelo Grupo A da Conmebol Libertadores nesta quarta-feira (5), o Flamengo foi derrotado de virada pelo Aucas por 2 a 1 no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda.
A equipe rubro-negra apresentou problemas ofensivos no primeiro tempo, mas dominou a posse de bola e garantiu a vantagem no placar com golaço individual de Matheus França.
Porém, a situação mudou no segundo tempo com o Aucas atuando mais ofensivamente, forçando erros defensivos no rubro-negro. Castillo empatou e Roberto Ordoñez virou a partida em vitória histórica dos equatorianos.
O Flamengo volta a campo neste domingo (9), a partir das 18h pelo horário de Brasília, no jogo decisivo das finais do Campeonato Carioca contra o Fluminense, no Maracanã.
Flamengo controlou ações ofensivas no primeiro tempo
A equipe rubro-negra cumpriu com suas expectativas como amplo favorito no primeiro tempo e envolveu a marcação do Aucas através do amplo domínio da posse de bola. No entanto, o Flamengo apresentou problemas de criação no terço final e conseguiu poucas chances reais de gol, além de ter sofrido um susto no início.
Com três minutos, Cifuente chutou para fora após ficar 1v1 contra o goleiro Santos. Depois, Otero cobrou falta na ponta-esquerda em direção ao gol e Santos teve que espalmar para evitar o gol.
A primeira finalização do Flamengo saiu apenas aos 22′, quando Victor Hugo achou Everton Ribeiro na área e deixou na medida para Gabigol chutar mascado, mas Galíndez encaixou a defesa.
O Aucas voltou a incomodar no ataque mesmo com posse de bola inferior à 30%. Perlaza chegou com velocidade pela direita e foi à linha de fundo para servir à Cifuente na entrada da área para bater de primeira, parando em defesa do goleiro Santos.
Com a enorme dificuldade na construção coletiva, o Flamengo conseguiu a vantagem no primeiro tempo através do talento individual. Aos 39′, Matheus França conduziu pela intermediária, driblou dois marcadores e bateu na saída de Galíndez para abrir o placar.
Aucas responde firme e domina segundo tempo
Diferentemente do domínio tático no primeiro tempo, a equipe de Vítor Pereira retornou do intervalo sofrendo uma enorme pressão do Aucas, que adiantou as linhas e priorizou o sistema ofensivo.
Com apenas três minutos, Cifuente recebeu bola atravessada com liberdade na esquerda pela área, mas Pablo interceptou o passe. O Flamengo respondeu com Everton Ribeiro enfiando para Matheus França chutar cruzado, na defesa de Galíndez, após escanteio.
Na sequência, a equipe equatoriana manteve o seu domínio com novas chances de perigo construídas por Cifuente, mas foi Eryc Castillo quem conseguiu empatar o jogo aos 13′. Castillo aproveitou falha defensiva rubro-negra e costurou por entro em chute rasteiro, vencendo o goleiro Santos no canto direito.
Vítor Pereira tentou responder imediatamente com as entradas de Ayrton Lucas, Varela e Gerson nos lugares de Marinho, Wesley e Vidal. Contudo, o Aucas não ficou intimidado e buscou o segundo gol aos 21′.
Castillo ultrapassou a última linha com enorme liberdade para ficar no 1v1 e vencer Santos. Para a sorte do rubro-negro, o VAR chamou e o árbitro Jose Argote anulou o gol ao detectar falta em cima de Varela na origem do lance.
Na reta final, Vítor Pereira apostou em Pedro e Everton Cebolinha nos lugares de Everton Ribeiro e Matheus França, mas foi o Aucas que conseguiu mais um gol. Aos 40′, Cuero achou lançamento para Ordoñez nas costas da defesa e ainda contou com a saída atrapalhada do goleiro Santos, tocando por baixo do goleiro para virar a favor do Aucas.
A chance final do rubro-negro veio com Gabigol testando firme após levantamento de Varela na grande área, mas Galíndez espalmou por cima do gol e garantiu a vitória do Aucas.
FICHA TÉCNICA
AUCAS 2-1 FLAMENGO
Data: 05/04/2023, 19:30
Estádio: Gonzalo Pozo Ripalda
Árbitro: Jose Argote
Assistente 1: Lubin Torrealba
Assistente 2: Freiker Colmenares
VAR: Nicolas Gallo
Gols: 1T 39′ M.França (FLA); 2T 13′ E.Castillo (AUC); 2T 40′ Roberto Ordoñez (AUC)
Substituições – AUC: Roberto Ordoñez (Jhon Cifuente); Michael Carcelén (Edison Vega); Angelo Mina (Edison Caicedo); Jordan Rezabala (Eryc Castillo); Luis Cano (Pedro Perlaza)
Substituições – FLA: Ayrton Lucas (Marinho); Varela (Wesley); Gerson (Vidal); Pedro (Everton Ribeiro)
Aucas: Galíndez; Cangá, Quiñónez e David; Perlaza, Caicedo, Vega e Cuero; Otero; Castillo e Cifuente. (Técnico: César Farias)
Flamengo: Santos; Wesley, Pablo, Rodrigo Caio e Filipe Luís; Vidal, Victor Hugo e Everton Ribeiro; Marinho, Matheus França e Gabriel. (Técnico: Vítor Pereira)

