O Fluminense é um dos times que mais tem se destacado no Brasil no começo de 2023. Com um futebol ofensivo, o Tricolor carimbou a vaga na Libertadores deste ano, em que já começou vencendo fora de casa, e levantou a taça no Campeonato Carioca em cima do rival Flamengo com uma goleada de 4 a 1 no segundo jogo, fechando a final de dois jogos em um saldo de 4×3. Os preços dos jogadores para a primeira rodada do Cartola e Cartola Express acompanham o bom momento do clube e mostram que o time de Fernando Diniz se destaca amplamente na comparação direta com os rivais que atuam no mesmo estado.
Apesar de ser um time marcado pela forma propositiva de atuar, o setor defensivo do Fluminense vence os rivais em todas as posições. No gol, o experiente Fabio desponta como o mais valorizado do Rio de Janeiro, custando 13 cartoletas, duas a mais que Santos, do Flamengo, e três a mais que Leo Jardim, do Vasco. Na lateral, o craque Marcelo, formado na base tricolor e recém-chegado ao clube depois de brilhante carreira internacional, custa 19, enquanto os rivais Marçal, do Botafogo, e Ayrton Lucas, do Flamengo, iniciam a competição com o custo de 13 e 11 cartoletas, respectivamente. Na zaga, enquanto David Luiz (Flamengo), Cuesta (Botafogo), Manoel (Fluminense) e Léo Pelé (Vasco) custam 8, o grande destaque é o capitão tricolor Nino, que inicia o torneio valendo 11 moedas fictícias do fantasy game.
Já no meio, o colombiano John Arias é o mais valorizado do Flu, custando 14 cartoletas, cinco a menos que o uruguaio Arrascaeta, do Flamengo, na única posição em que o jogador mais caro entre os cariocas não é do clube das Laranjeiras. No ataque, como não poderia deixar de ser, o artilheiro Cano é o mais valorizado e inicia custando 22, a frente da dupla rubro-negra Gabriel Barbosa e Pedro, que custam 20 e 19, respectivamente.
E o maestro do jogo bonito tricolor, o técnico Fernando Diniz, é o destaque na beira do campo, custando 11 cartoletas, duas a mais que Mário Jorge (Flamengo). Já por 8 cartoletas, é possível escalar os treinadores do Botafogo e Vasco Luis Castro e Maurício Barbieri. Vale destacar que, neste ano, as regras de pontuação para os treinadores mudaram e, em caso de vitória, ele ganhará um ponto extra no Cartola.

