Home Futebol Futura Liga pode virar ‘alvo’ de empresa que processou Clube dos 13; entenda

Futura Liga pode virar ‘alvo’ de empresa que processou Clube dos 13; entenda

Empresa com processo milionário contra antiga entidade quer colocar cobrança para futura gestora do Brasileirão arcar

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Ainda deve demorar para que saia o tão esperado acerto que possa fazer com que surja uma liga que administre o Campeonato Brasileiro no futuro. Mas uma cobrança antiga pode chegar para a futura entidade mesmo antes dela começar a funcionar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo o Blog do Perrone, do Uol Esporte, uma empresa, a Franco & Associados Promoção de Eventos, já entrou em contato com pessoas ligadas à Libra e a LFF, as duas entidades que disputam para serem a gestora da futura entidade. Tal empresa quer que a nova liga seja ‘herde’ uma dívida que era mantida pelo Clube dos 13, entidade que agregava os grandes clubes brasileiros e que tinha a organização das comercialização dos direitos de transmissão do Brasileirão.

A dívida cobrada pela Franco & Associados é de mais de R$ 138,7 milhões e a empresa deseja que os clubes que se tornarem parte da futura liga e que eram membros do C13 sejam responsabilizados a pagar o débito, assim como os dirigentes destes clubes que estavam à época que tal dívida foi contraída.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Silvio Matos, um dos representantes legais da Libra S.A. que cuida das conversas para a comercialização de direitos do lado da Libra, recebeu contato via email da empresa credora, liderada por Jaime Franco e sua família, apontando que a nova liga se tornará ‘sucessora’ do Clube dos 13 em algumas características, o que deixa com que tal dívida tenha que ser arcada pelos clubes na futura entidade organizadora. Além disso, quer tentar uma ‘solução amigável’ para não ver tal cobrança ser feita na Justiça.

A LFF foi elencada pela Franco & Associados para receber a comunicação através de Franco, que não tem qualquer ligação com a outra entidade, que disputa com a Libra para administrar o Brasileirão a partir de 2025. Matos afirmou ter recebido a mensagem, mas que ainda não houve qualquer encaminhamento por não haver oficialmente liga no futebol brasileiro.

No entendimento de alguns de seus envolvidos, a questão não poderá ser resolvida pela nova entidade por esta não ter contraído a dívida com a empresa ou ter alguma relação com ela.

Better Collective