A Globo enviou nos últimos dias uma proposta junto a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com o intuito de renovar a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo 2026. O pacote inclui também os amistosos da seleção brasileira e os jogos das Eliminatórias. A informação é do jornalista Rodrigo Mattos, do UOL Esporte.
A CBF notificou a Globo de forma positiva, porém, respondeu que há também outros interessados nas partidas da seleção. São emissoras e agências que entraram forte na disputa.
Apesar da “briga” nos bastidores, a emissora carioca tem a preferência para estender o vínculo. Para isso, é necessário que a Globo invista além da oferta dos concorrentes. No primeiro compromisso da seleção pós-Tite, a empresa optou por não comprar os direitos de transmissão. Com isso, abriu-se um leque de opções na TV aberta, fechada e YouTube.
Na ocasião, a TV Bandeirantes, ESPN e o canal de streaming de Galvão Bueno transmitiram o amistoso entre Brasil e Marrocos.
Globo abre mão da Copa do Mundo 2030
De acordo com apuração de Gabriel Vaquer, do “Notícias da TV, a Globo optou por ficar apenas com o Mundial de 2026, bem como adquirir 50% dos jogos do Mundial Feminino, que se inicia em julho deste ano. Num primeiro momento, a emissora abre mão da Copa do Mundo de 2030.
Com a política de redução de gastos, a empresa tomou esta atitude em negociações com a Fifa (Federação Internacional de Futebol) no ano passado.
A decisão da emissora foi confirmada pela Fifa, com a justificativa de que a crise da pandemia do coronavírus impactaram consideravelmente as finanças. Em 2013, a Globo chegou a fechar um longo contrato com a entidade máxima do futebol, o que asseguraria até o Mundial de 2030, mas, de lá para cá o cenário mudou.
Apesar do declínio inicial, isso não significa que a Globo não exibirá a Copa do Mundo de 2030. Pelo contrário, a emissora decidiu apenas respeitar o cenário atual, e pretende mais para frente realizar uma nova negociação.
Ainda de acordo com o “Notícias da TV”, a Globo também abriu mão da exclusividade digital, o que possibilitou o streamer Casimiro Miguel exibir a Copa de 2022, do Catar, no YouTube através da “CazéTV”.

