O Grêmio está de volta ao seu lugar. Assim, depois de disputar pela terceira vez a segunda divisão, o Tricolor Gaúcho retorna ao Brasileirão Série A. A estreia será diante do Santos neste domingo (16), às 18h30 (horário de Brasília).
Mesmo que o mando seja gremista, a partida será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. Afinal, o Grêmio cumprirá suspensão por conta da briga entre torcedores na arquibancada na Arena, no confronto com o Cruzeiro no ano passado.
O retrospecto em estreias do Grêmio no Brasileirão Série A depois de passagens pela Série B é positivo. Nesse sentido, o Tricolor Gaúcho venceu as partidas que marcaram seu regresso à elite do futebol brasileiro. Assim como no começo da noite de hoje no Jaconi, nas edições de 1993 e 2006 do Campeonato Brasileiro, o cenário era o mesmo, com o Grêmio também sendo mandante dos jogos.
Apesar de ter feito uma campanha irregular do Brasileirão Série B 1992, em que se classificou apenas em nono lugar, o Grêmio obteve a vaga na primeira divisão. Afinal, a CBF aumentou de 20 para 32 o número de vagas na Série A em 1993.
Então, na estreia do Tricolor Gaúcho naquele campeonato, o time comandado por Felipão derrotou o Fluminense no Olímpico por 3 a 2, em 4 de setembro de 1993. Os gols do Grêmio foram marcados por Sérgio Winck, Gilson e Adil, com Ezio anotando os dois do time carioca. A equipe terminaria aquele campeonato em 11º lugar.
Grêmio em 2006 recebeu elogios de Tévez
Mais de uma década depois, os torcedores sofreriam e vibrariam com a inesquecível Batalha dos Aflitos em 2005 diante do Náutico. Desse modo, celebraria o título do Brasileirão Série B daquela temporada. Assim, uma semana depois de conquistar o título gaúcho contra o Internacional, o time comandado por Mano Menezes recebeu o Corinthians na estreia pela Série A no ano seguinte.
Em 16 de abril de 2006, o Grêmio bateria o Corinthians por 2 a 0 no Olímpico, com gols de Alessandro e Evaldo. Carlitos Tévez era ídolo do Timão na época. Dias antes da partida, o argentino chegou a colocar o Tricolor Gaúcho como favorito ao título brasileiro. “Vai tirar muito ponto de time grande”, declarou, na ocasião. O Grêmio terminaria na terceira colocação, atrás do campeão São Paulo e do vice Internacional.
Por fim, nos três anos seguintes às participações do Grêmio no Brasileirão Série B, o Tricolor Gaúcho sempre foi campeão estadual. Afinal, venceu as edições de 1993, 2006 e 2023 do Gauchão.

