Jornalistas que saíram da Globo acertam novo destino; veja a lista
Empresa tem passado por corte de gastos significativos e uma reformulação, com diversos nomes de expressão do jornalismo sendo desvinculados
Divulgação
Ao longo dos últimos meses, a Globo iniciou um processo de reestruturação e adequação ao cenário do mercado jornalístico. Figuras conhecidas do público tiveram demissão efetuada ou não renovação de contrato. Depois de mais de quatro décadas na emissora, Galvão Bueno puxa a lista dos mais conhecidos que recentemente se desligaram da vênus platinada, e esta relação de dispensas tem crescido significativamente nos últimos dias.
Existe vida pós-Globo? Eis um questionamento que muito tempo pairou na profissão. E a resposta parece ser positiva. Desde que a empresa comunicacional iniciou o “limpa”, diversos jornalistas já conseguiram se estabelecer novamente, seja em empresas concorrentes, no ascendente streaming ou em outro segmento.
Grande referência no jornalismo nacional, Galvão Bueno é o maior exemplo desse processo de reinvenção de muitos profissionais. Ainda no início do seu “mergulho” no digital após a não renovação com a Globo, o narrador agora tem mais liberdade para se dedicar à outras esferas, além do “Canal GB”, que tem sido sucesso com apenas um mês de vida.
NOMES QUE DEIXARAM A GLOBO E JÁ SE RECOLOCARAM
Galvão Bueno – Saída em 2022 – Canal no YouTube, publicitário e empresário
Cléber Machado – Saída em 2023 – Jogos pontuais na Record e acerto com o Prime Video
Fernanda Gentil – Saída em 2023 – CazéTV e canal no YouTube
Tiago Leifert – Pausa em 2021 e retorno na Copa para o Globoplay – canal no YouTube
André Hernan – Saída em 2022 – Colunista do UOL e canal no YouTube
Tino Marcos – Saída em 2021 – Ações publicitárias
Ivan Moré – Saída em 2019 – Empresário, palestrantes e podcaster
Glenda Kozlowski – Saída em 2019 – Band
Abel Neto – Saída em 2018 – ESPN e Star+
Mauro Naves – Saída em 2019 – ESPN
NOVA “LEVA” DE DEMISSÕES
A última quinta-feira (13) ficou marcada por mais um “passaralho” da direção da Globo. Mais de 20 profissionais foram desligados. No âmbito esportivo, nomes conhecidos como o comentarista Maurício Noriega, o narrador Jaime Júnior, e os comentaristas de basquete, Carlão e Hortência, tiveram seus respectivos vínculos encerrados.
De acordo com apuração do colunista Flávio Ricco, do R7, a debandada na Globo, contabilizando todas as esferas do jornalismo pode chegar à casa dos 500 profissionais demitidos. O processo de reformulação deve ocorrer até o mês de maio.

