Home Mídia Esportiva e bastidores Marco Aurélio Souza sobre demissões na Globo: “O sarrafo começou a cair”

Marco Aurélio Souza sobre demissões na Globo: “O sarrafo começou a cair”

Ex-repórter da emissora, Marco Aurélio Souza afirmou que a empresa está em um processo de mudança cultural

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

A TV Globo ganhou destaque na imprensa nas últimas semanas por causa das demissões em massa. O jornalista Marco Aurélio Souza, que deixou a emissora no final do ano passado após quase 20 anos, falou sobre o assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Durante participação em live no canal ‘3 na Área’, Marco Aurélio Souza afirmou que a cultura da empresa está mudando. O repórter, entretanto, alertou para o problema de uma mudança tão rápida. 

A empresa deixou de ser aquela empresa. Claro que ela era muito ‘mãe’ e, de fato, tinha gente que cometia excessos. Quando a mãe mima muito, ela pode estragar algum filho, e isso acontecia. Mas de uma hora pra outra, a mãe deixou de ser aquela mãezona legal, que te dá um ombro, colo… Porque mudou e está mudando lá dentro a cultura de muitas coisas. Resumindo: o sarrafo não está mais naquele lugar lá em cima, ele começou a cair. Quando o sarrafo começa a cair, ele olha pro número ‘ah, esse aqui está muito caro, não precisa’. Mas no fundo precisa. Sempre precisa do bom, do ótimo e do excelente. E não é fazendo essa substituição muito rápida que ninguém vai perceber em casa. As pessoas vão perceber”, começou Marco Aurélio Souza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Não tem nada mais triste do que quando alguém te pergunta ‘o que está acontecendo? Eu não conheço mais as pessoas que estão no ar’. Esse público de TV aberta precisa das coisas mais devagar, não é uma linguagem ágil de TV fechada ou de internet. É uma coisa mais tranquila, mas essa tranquilidade acabou. Aos mesmo tempo que os direitos de transmissão estão todos fatiados, tem esses cortes. Aí vira uma coisa muito maluca”, acrescentou.

Cortes na Globo: 

Em 2023, a Globo demitiu nomes importantes de seu núcleo esportivo. A lista mais recentemente conta com o comentarista Maurício Noriega, o narrador Jaime Júnior e o repórter Régis Rosing. Além deles, os narradores Cléber Machado e Jota Júnior já haviam sido dispensado há algumas semanas, por exemplo. A justificativa usada pela emissora foi de “questões financeiras’.

Ademais, por fim, os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo também deixaram a Globo após a extinção da ‘Central do Apito’.

PUBLICIDADE

Em nota enviada à imprensa, a Globo falou sobre as demissões. “A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa.”

PUBLICIDADE

Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”, completou.

Better Collective