Home Mídia Esportiva e bastidores Após demissão, Maurício Noriega responde se a Globo está ‘privilegiando’ ex-jogadores como comentaristas

Após demissão, Maurício Noriega responde se a Globo está ‘privilegiando’ ex-jogadores como comentaristas

Comentarista afirmou que linha editorial da Globo sempre foi essa e afirmou se tratar de algo natural

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

Demitido da Globo no último dia 13 de abril após 21 anos, Maurício Noriega falou sobre um assunto ‘emblemático’ envolvendo a emissora. Durante entrevista ao podcast ‘Tomando uma com’, no Youtube, o jornalista foi perguntado sobre o movimento da Globo em priorizar comentaristas ex-jogadores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em um rápido levantamento, Noriega destacou que Ana Thais Matos é única comentarista jornalista da Globo na TV aberta atualmente. O jornalista ainda tentou puxar na memória qual havia sido o último profissional nesse posto e normalizou a situação. 

Eu acho que sempre foi assim. (…) Isso é super natural e a empresa pode. Antes da Ana Thais Matos ocupar esse espaço por mérito dela, com o respeito que ela merece, qual tinha sido o último jornalista a comentar na Globo? Juca Kfouri? Márcio Guedes? Sérgio Noronha? Acho que foi o Sérgio Noronha. Mas é normal, é um direito da empresa, ela tem sua linha editorial”, disse Maurício Noriega.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ex-comentarista do SporTV também fez outro levantamento importante. A maioria das últimas grandes demissões da Globo foram de profissionais de São Paulo, lembrando que a emissora está sediada no Rio de Janeiro.

Você percebe que tem movimentos. Cléber Machado, Jota Júnior, Casagrande, eu… você vai falando. De onde os caras são? São Paulo. Ai você pega assim, quem foi pra Copa do Mundo? Você vai ver que 85 ou 90% eram do Rio de Janeiro. Mas é assim, eu não me meto nisso. A empresa faz o que ela quer, da minha parte eu não falo mal e respeito. Agora, as empresas são feitas por pessoas, e muitas pessoas às vezes não representam a história das empresas”, acrescentou.

Cortes na emissora:

Só em 2023, a Globo demitiu nomes importantes de seu núcleo esportivo. A lista mais recentemente conta com Noriega, o narrador Jaime Júnior e o repórter Régis Rosing.  Além deles, os narradores Cléber Machado e Jota Júnior já haviam sido dispensado há algumas semanas, por exemplo. A justificativa usada pela emissora foi de “questões financeiras’.

PUBLICIDADE

Ademais, por fim, os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo também deixaram a Globo após a extinção da ‘Central do Apito’.

PUBLICIDADE

Nota da Globo sobre as demissões:

“A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. 

PUBLICIDADE

Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.”

Better Collective