Home Mercado da Bola Messi tem decisão sobre possível retorno ao Barcelona, aponta canal argentino

Messi tem decisão sobre possível retorno ao Barcelona, aponta canal argentino

Mídia argentina e catalã indicam que craque do PSG já teria decidido pelo retorno ao Barça

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

A mídia da Catalunha está em campanha aberta pela volta de Lionel Messi ao Barcelona. Já a mídia argentina também parece ter embarcado na ação da qual também participam ativamente o técnico Xavi e a torcida. De acordo com o jornalista argentino César Luis Merlo, do TyC Sports, Messi estaria disposto a retornar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Segundo a BBC, todos na Catalunha e na Argentina estão esperando que a lenda do filho pródigo que retorna à casa se torne uma realidade. Joan Laporta, o presidente do Barcelona, já deixou claro que não medirá esforços para trazer Messi de volta.

O jogador, por sua vez, agora com 35 anos e atual campeão da Copa do Mundo, poderia chegar a números ainda mais fantásticos caso realmente retorne ao seu antigo clube. Em sua passagem pelo Barcelona, Messi atuou em 778 jogos e marcou 672 gols. Ele é o maior artilheiro da história do Barça. Caso volte, poderá se consolidar ainda mais no panteão do clube azul-grená.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O contrato de Messi com o PSG acaba no final dessa temporada na Europa. Como o clube de Paris não parece muito interessado em renovar com o argentino, o Barcelona está fazendo todos os esforços de trazer o ídolo de volta. Mas nem tudo são flores nessa história, principalmente em razão da difícil situação financeira do Barça.

A folha salarial do clube do presidente Joan Laporta está em torno de 600 milhões de euros por ano. Antes de qualquer tipo de contratação, a administração catalã precisa reduzir a folha em cerca de 200 milhões de euros. O Barcelona precisa apresentar um plano de reestruturação financeira para LaLiga.

Só depois desse corte drástico qualquer tentativa de contratar Messi vai se tornar algo real. Sem esse corte de 1/3 na folha salarial, a campanha “volta Messi” não passa de um desejo.

PUBLICIDADE

Apesar de muitos analistas falarem que Messi não faz questão de ganhar o mesmo que ganha atualmente no PSG, o argentino certamente só voltará se for para ter um dos maiores, senão o maior, salários do elenco do Barcelona.

PUBLICIDADE

Para piorar essa situação, o time de Xavi terá de mandar seus jogos no Estádio Olímpico de Montjuic, casa do Espanyol, que também fica em Barcelona. Essa mudança faz parte do plano de renovação do Camp Nou, para o qual o Barça conseguiu levantar 1,4 bilhões de euros.

Todo esse dinheiro também produziu outra mudança importante no Barcelona: agora o banco de investimentos Goldman Sachs tem mais controle sob o clube catalão.

Um dos fatores que dão esperança àqueles que acreditam na volta de Messi é a evidente força econômica que o retorno de Messi daria ao clube. Com o craque argentino no elenco, as chances de melhores contratos com patrocinadores. Isso talvez interessaria ao Goldman Sachs.

Better Collective