Home Futebol Pál Dárdai assume comando técnico do Hertha Berlin pela terceira vez

Pál Dárdai assume comando técnico do Hertha Berlin pela terceira vez

Último colocado da Bundesliga, Velha Senhora aposta suas fichas em um velho conhecido do clube para evitar rebaixamento

Taynã Melo
Colaborador do Torcedores

Não é uma novidade o Hertha Berlin figurar na parte inferior da tabela de classificação da Bundesliga. Ano passado, para evitar o rebaixamento, o clube tirou Felix Magath da aposentadoria e conseguiu permanecer na elite alemã na repescagem. Na atual temporada, porém, a situação é pior. E, em nova tentativa de chacoalhar o ambiente, Pál Dárdai chega à capital alemã para treinar a equipe pela terceira vez.

PUBLICIDADE

A chegada do velho/novo comandante vem após a demissão de Sandro Schwarz. Em confronto direto contra o Schalke 04, a Velha Senhora foi goleada por 5 a 2 no último fim de semana, caiu ao último lugar do Campeonato Alemão e ficou com a situação mais difícil. O clube capitolino está a dois pontos do Stuttgart, hoje na faixa do playoff, e a cinco do Bochum, 15º lugar.

Em comunicado divulgado no site oficial, Schwarz fez questão de agradecer o apoio da torcida e, embora os resultados positivos não tenham ocorrido, estará na torcida para que o time fique na primeira divisão. Contratado no último mês de julho, foram 29 jogos sob seu comando, com cinco vitórias, sete empates e 17 derrotas.

PUBLICIDADE

“Nós sentimos o apoio da torcida e isso significou muito. O que torna ainda mais lamentável que este caminho não tenha sido coroado de sucesso, porque a união estava lá e muita coisa correu bem. Infelizmente, isso raramente se refletia nos resultados. Estarei cruzando os dedos para que o time consiga somar os pontos que são necessários nos últimos jogos para se manter no campeonato.”

Trajetória no Hertha

Pál Dárdai é ligado ao Hertha Berlin desde os tempos de jogador, aonde chegou em 1997 e encerrou a carreira em 2012. Em seguida, trabalhou nas categorias de base do clube, primeiro como auxiliar e, em seguida, efetivado como técnico principal. Em seguida, promovido ao time profissional. Foram quatro anos e meio de sua primeira passagem, entre fevereiro de 2015 e junho de 2019. Após um ano sabático, voltou para treinar a equipe Sub-16 e para coordenar as categorias de base. Mas no início de 2021 foi contratado e ficou durante todo aquele ano.

Ao somar as duas passagens anteriores, o treinador de 47 anos comandou a equipe em 203 jogos, com 75 vitórias, 50 empates e 78 derrotas. Em sua primeira entrevista coletiva à imprensa, o húngaro não fugiu da responsabilidade, ainda que nada tenha prometido, mas afirmou que seus comandados terão que trabalhar bastante e contar com a sorte nos confrontos que restam.

“É uma situação difícil e não estou aqui para prometer nada, mas agora é minha responsabilidade manter o time no campeonato mais uma vez. Vamos precisar não só de muito trabalho, mas de muita força e energia positiva. Não gosto da palavra esperança, mas vamos precisar um pouco de sorte. Outras equipes já tiveram isso, mas, acima de tudo, agora temos que trabalhar em nós mesmos e forçar essa sorte a mudar. Em uma batalha contra o rebaixamento, o que importa são os resultados.”

PUBLICIDADE

Restam seis partidas para o fim do Campeonato Alemão 2022-23. O Hertha Berlin terá adversários dificílimos como o líder Bayern, mas terá confrontos diretos contra Stuttgart e Bochum para mudar o panorama de descenso. A reestreia de Dárdai será às 10h30 do próximo sábado (22), quando a equipe vai enfrentar o Werder Bremen no Estádio Olímpico, em Berlim/ALE.