Home Extracampo Pelé, Messi e mais: veja os jogadores que já entraram no dicionário

Pelé, Messi e mais: veja os jogadores que já entraram no dicionário

Rei do Futebol é mais um que entra na “seleta lista”

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

O nome do Rei Pelé está eternizado na história da língua portuguesa. Em um evento da Sports Summits, um dos principais de futebol, foi anunciado que o nome do craque da seleção brasileira entrou na versão digital do dicionário Michaelis. Posteriormente, a mudança entrará em vigor nas edições impressas.

PUBLICIDADE

No evento que contou com familiares do ex-jogador, a organização explicou o verbete que define Pelé como adjetivo de não pode ser igualado.

“pe.lé® adj m+f sm+f Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade não pode ser igualado a nada ou a ninguém, assim como Pelé®, apelido de Edson Arantes do Nascimento (1940-2022), considerado o maior atleta de todos os tempos; excepcional, incomparável, único. Ele é o pelé do basquete. Ela é a pelé do tênis. Ela é a pelé da dramaturgia brasileira”

PUBLICIDADE

A campanha para Pelé entrar no dicionário da língua portuguesa contou com o apoio de diversos fãs, e também da imprensa com diversos abaixo-assinados.

Entretanto, a medida apesar inovadora no Brasil, já ocorreu com outros nomes no esporte em países como a Espanha e Suécia.

Zlatanear

A princípio, o veterano e polêmico Zlatan Ibrahimovic, recebeu uma homenagem em 2012. Na ocasião, o verbo “zlatanear” entrou no dicionário sueco, com o significado de “dominar com força” sendo aprovado junto a outros 39 termos da academia.

Um mês antes, o centroavante marcou 4 gols contra a Inglaterra, na vitória por 4×2, com direito a gol que lhe rendeu o Puskas. Em suma, tal atuação é atribuída como um dos principais motivos para a aprovação do verbo.

PUBLICIDADE

Messi no dicionário da Espanha

Considerado por muitos o melhor jogador do século, Lionel Messi também apareceu no dicionário em 2013. Tudo começou após uma atuação monumental de Leo em um amistoso contra o Uruguai. O então treinador argentino, Alejandro Sabella, disse que precisaria procurar um novo adjetivo para elogiar o atacante, citando a Academia Real da Espanha

Em seguida, a marca de refrigerantes Pepsi que patrocinava o astro do Barcelona, iniciou uma campanha no Twitter para que Lionel Messi adentrasse no dicionário. A propaganda contou com Sabella e foi um enorme sucesso, com o camisa 10 de fato entrando em uma edição especial do Santillana.

Apesar disso, apenas 140 exemplares foram produzidos, com o novo adjetivo desenvolvido e intitulado “Inmessionate”. Dessa forma, a palavra significa “Qualidade referente a Messi; à sua maneira perfeita de jogar futebol; à sua capacidade ilimitada de autosuperação. 2. O que se diz do melhor jogador de futebol de todos os tempos”.