Muitos torcedores foram pegos de surpresa na noite da última quarta-feira (26) ao perceberem que a Globo, dona dos direitos de transmissão da Copa do Brasil em TV aberta, não iria mostrar a partida decisiva entre Corinthians e Remo, valendo vaga nas oitavas de final.
Apesar de ser dona dos direitos, a emissora transmitiu a partida somente em seus canais pagos, o SporTV e o Premiere.
De acordo com o jornalista Allan Simon, colunista do UOL Esporte, a decisão da Globo de não mostrar a decisão já estava definida há bastante tempo e tem alguns motivos.
O primeiro deles é que a emissora “é uma empresa que visa manter o futebol na grade respeitando as condições financeiras. Em outras palavras: os campeonatos precisam se pagar, serem rentáveis. E na Copa do Brasil, cujo contrato foi renovado ano passado até 2026, a saída foi vender uma parte da competição para a Amazon.”
Na parceira com a Amazon, a Globo perdeu a exclusividade nas transmissões da Copa do Brasil – os dois canais dividem gastos de mais de R$ 500 milhões para exibir a competição nacional.
Assim, a Amazon, através do Prime Vídeo, abocanhou metade das partidas da terceira fase do torneio e escolheu os jogos de todos os grandes do Rio de Janeiro e ainda os duelos de Palmeiras, Atlético-MG, Internacional, Fortaleza e Athletico.
Ou seja, as opções da Globo para transmitir no Brasil ficaram bastante restritas, que contribuiu com a decisão de passar a mostrar os jogos da competição em TV aberta somente a partir das oitavas de final, que serão disputadas em maio.
O sorteio dos jogos da próxima fase da Copa do Brasil ainda não tem data definida, mas deve ser realizado já na próxima semana.
Novo comentarista da Globo, Diego Ribas aponta melhores da nova profissão
Em entrevista na última segunda-feira (24) ao Charla Podcast, o ex-meio-campista revelou quais são os comentaristas que mais admira nas transmissões do futebol no Brasil.
“Fui super bem recebido pelo pessoal da Globo, o próprio Luis Roberto, o Junior… O Caio e o Pedrinho são duas pessoas que eu estou sempre falando, pedindo dicas“, disse Diego.
“Esses dois eu admiro bastante. O Caio (Ribeiro), o Pedrinho e o Júnior, que admiro, é meu pai. Sou fanzaço dele também. Esses três são diferentes“, completou o “reforço” da Globo para as transmissões neste ano.

