O Flamengo oficializou, na noite desta sexta (14), a contratação de Jorge Sampaoli. O argentino chega para substituir Vítor Pereira. O contrato entre as partes é válido até o dia 31 de dezembro de 2024.
Alguns nomes do atual elenco flamenguista não são estranhos para o argentino. Sampaoli já trabalhou com cinco jogadores.
São eles: os meios-campistas Vidal, Gerson e Erick Pulgar, além dos atacantes Marinho e Bruno Henrique. Cada um deles tem um contexto diferente.
Vidal e Sampaoli disputaram vários campeonatos pela seleção chilena. Juntos, os profissionais foram campeões da Copa América 2015.
Erick Pulgar, por sua vez, não integrou o elenco que venceu o torneio entre seleções, mas foi convocado pelo novo treinador do Flamengo para defender o país pela primeira vez na carreira. A convocação ocorreu em janeiro do mesmo ano.
O meio-campista Gerson trabalhou com o argentino no futebol francês. Eles foram vice-campeões nacionais pelo Olympique de Marseille, na temporada 2021/2022.
Já os atacantes Marinho e Bruno Henrique foram comandados pelo treinador, quando defenderam o Santos, em 2019.
O time paulista sequer era cogitado para disputar o título do Campeonato Brasileiro e fez a segunda melhor campanha derrotando, inclusive, o campeão, Flamengo, por 4 a 0, na última rodada.
Até hoje, Jorge Sampaoli é lembrado por torcedores santistas por ter montado um time capaz de jogar um futebol envolvente e ofensivo. No entanto, o profissional deixou o clube após divergências com a diretoria.
Carreira de Jorge Sampaoli, novo técnico do Flamengo
O argentino de 63 anos já trabalhou em diferentes países e foi no Chile onde viveu o período mais vencedor.
Ele conquistou o título da Copa Sul-Americana, em 2011, pela Universidade de Chile. Além disso, venceu três vezes o Campeonato Chileno e uma vez a Copa do Chile, até ser contratado para treinar a seleção do país sul-americano.
Em 2015, venceu a Copa América. Este é o primeiro título na história da seleção chilena, desde que o futebol se tornou uma atividade profissional.
Ele já trabalhou no Equador, onde foi bicampeão nacional pelo Emelec. Além disso, defendeu o Sevilla (Espanha) duas vezes e foi técnico do Olympique de Marseille (França) por uma temporada e meia.
No Brasil, Jorge Sampaoli já pertenceu ao quadro de funcionários do Santos e do Atlético-MG, onde venceu o Campeonato Mineiro, em 2020. O Flamengo, portanto, será a terceira experiência do profissional da bola, no Brasil.
O argentino também já defendeu a seleção da Argentina e disputou duas edições de Copas do Mundo como treinador, sendo duas pelo Chile e a outra pela atual campeã mundial.

