Home Futebol Santos tem ampla vantagem contra o Botafogo-SP, mas retrospecto recente é ruim; confira

Santos tem ampla vantagem contra o Botafogo-SP, mas retrospecto recente é ruim; confira

Peixe e Pantera são adversários na terceira fase da Copa do Brasil; equipes já se enfrentaram 98 vezes

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite desta terça-feira (11), o Botafogo-SP recebe o Santos no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, a partir das 19h00, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com a participação inicial de 92 clubes, as duas primeiras etapas da competição nacional foram disputadas em partida única eliminatória. A partir da terceira fase, os jogos serão realizados em formato de mata-mata, com duelos de ida e volta.

A segunda e decisiva partida entre os dois clubes está programada para acontecer na quarta-feira dia 26 de abril, também às 19h00, na Vila Belmiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Botafogo-SP x Santos: retrospecto do confronto

Já realizado 98 vezes, o retrospecto geral é amplamente favorável ao Santos, que possui 58 vitórias contra apenas 17 triunfos do Botafogo-SP, mais 23 duelos que terminaram com igualdade no marcador.

O Peixe assinalou 213 gols no Pantera e levou 99, acumulando um saldo positivo de 114 tentos no adversário.

No Paulistão de 2023, Botafogo-SP e Santos participaram do Grupo A e, portanto, as equipes não se enfrentaram.

PUBLICIDADE

O primeiro e o último confronto

primeiro jogo entre os dois clubes foi um amistoso realizado há 73 anos também no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, no dia 7 de maio de 1950, que terminou empatado pelo placar de 2 x 2.

PUBLICIDADE

última partida entre as duas equipes aconteceu em 29 de janeiro de 2022, pela segunda rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, e terminou com triunfo do Botafogo-SP, na Vila Belmiro, por 1 x 0.

Botafogo-SP x Santos: as maiores goleadas

O placar mais elástico na história do confronto aconteceu no Campeonato Paulista de 1964, quando o Santos “impiedosamente” anotou 11 x 0 diante do Botafogo-SP, no estádio da Vila Belmiro.

Pelé balançou as redes nada menos que oito vezes, e Pepe, Coutinho e Toninho Guerreiro fecharam o marcador histórico.

Do outro lado, a maior goleada a favor do Pantera sobre o Peixe foi registrada no Paulistão de 2019: 4 x 0, em Ribeirão Preto, com três gols de Rafael Costa e um de Plínio.

PUBLICIDADE

Botafogo-SP leva a melhor no retrospecto recente

Nas últimas seis partidas disputadas entre os dois times, o retrospecto é equilibrado, mas com ligeira vantagem para o Botafogo-SP.

São duas vitórias do Pantera, três empates e somente um único triunfo santista.

Em 2018, em disputa válida pelas quartas de final do Paulistão, foram dois empates sem gols no mata-mata, sendo que o Peixe avançou de fase ao superar o Pantera por 3 x 1 nas cobranças de penalidades.

Na sequência, em 2019, o Botafogo-SP goleia o Santos em casa por 4 x 0.

PUBLICIDADE

No ano seguinte, na Vila Belmiro, um triunfo do Alvinegro Praiano por 2 x 0.

Em 2021, empate em 0 x 0, e a vitória botafoguense por 1 x 0 no último encontro entre as equipes, em 2022, sendo que as duas partidas também foram realizadas no estádio santista.

Better Collective