Home Futebol Santos vê campanha de marketing fora do Brasil render prejuízo

Santos vê campanha de marketing fora do Brasil render prejuízo

Eventos que promovem marca do Peixe em alguns países não renderam o lucro esperado e geraram críticas internas

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma das grandes promoções recentes do Santos foi a de associar a marca do clube com sua história de reconhecimento mundial pelos grandes jogos, turnês e, claro, a marca de Pelé. No entanto, tal iniciativa não tem rendido os frutos desejados pelos santistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Uol Esporte noticia que a campanha ‘Santos do Mundo’, não obteve lucro nos vários eventos que realizou. Numa avaliação feita pelo Conselho Fiscal do clube, o prejuízo de tais eventos organizados pelo Peixe foi de cerca de R$ 26 mil.

Quatro países (Nigéria, Portugal, Estados Unidos e Espanha) receberam eventos da iniciativa, que tem gerado críticas internas pelo fato de que tal promoção não tem gerado o lucro esperado por ‘má execução’ de tais eventos, ainda mais tendo nestes eventos patrocínios de R$ 540 mil para a divulgação de sua marca nos países citados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No texto do Conselho Fiscal, o órgão admite que o valor da marca do clube é ‘impossível de se mensurar’, mas cita ‘amadorismo’ dos responsáveis pelo marketing santista para a promoção. Segundo o órgão, algumas iniciativas faltara para uma melhor divulgação da marca do clube, como chamar a presença de jornalistas internacionais e a ajuda de um grande especialista para fazer a assessoria do departamento para tal.

A resposta do Santos

O clube respondeu com um comunicado no qual tentou justificar o prejuízo de tais eventos, citando que a campanha ‘Santos do Mundo’ não seria especialmente um projeto para arrecadar fundos, mas para ‘divulgar a marca do clube e a posicionar como uma das mais importantes do mundo’.

PUBLICIDADE

O comunicado também minimizou o prejuízo citado pelo Conselho Fiscal, citando o sucesso da empreitada com suas várias promoções, citando parcerias com lojas, discussões para documentários e também a presença do clube junto a parceiros e outras equipes para indicar que os objetivos com a promoção foram os esperados.

PUBLICIDADE

Better Collective