Uma das grandes promoções recentes do Santos foi a de associar a marca do clube com sua história de reconhecimento mundial pelos grandes jogos, turnês e, claro, a marca de Pelé. No entanto, tal iniciativa não tem rendido os frutos desejados pelos santistas.
O Uol Esporte noticia que a campanha ‘Santos do Mundo’, não obteve lucro nos vários eventos que realizou. Numa avaliação feita pelo Conselho Fiscal do clube, o prejuízo de tais eventos organizados pelo Peixe foi de cerca de R$ 26 mil.
Quatro países (Nigéria, Portugal, Estados Unidos e Espanha) receberam eventos da iniciativa, que tem gerado críticas internas pelo fato de que tal promoção não tem gerado o lucro esperado por ‘má execução’ de tais eventos, ainda mais tendo nestes eventos patrocínios de R$ 540 mil para a divulgação de sua marca nos países citados.
No texto do Conselho Fiscal, o órgão admite que o valor da marca do clube é ‘impossível de se mensurar’, mas cita ‘amadorismo’ dos responsáveis pelo marketing santista para a promoção. Segundo o órgão, algumas iniciativas faltara para uma melhor divulgação da marca do clube, como chamar a presença de jornalistas internacionais e a ajuda de um grande especialista para fazer a assessoria do departamento para tal.
A resposta do Santos
O clube respondeu com um comunicado no qual tentou justificar o prejuízo de tais eventos, citando que a campanha ‘Santos do Mundo’ não seria especialmente um projeto para arrecadar fundos, mas para ‘divulgar a marca do clube e a posicionar como uma das mais importantes do mundo’.
O comunicado também minimizou o prejuízo citado pelo Conselho Fiscal, citando o sucesso da empreitada com suas várias promoções, citando parcerias com lojas, discussões para documentários e também a presença do clube junto a parceiros e outras equipes para indicar que os objetivos com a promoção foram os esperados.
Veja como foi o treino de ontem do Peixão na Bolívia e o retorno de Miguelito ao seu querido país! 🇧🇴 pic.twitter.com/m4GJGJ2XZ1
— Santos FC (@SantosFC) April 4, 2023

