Neste final de semana, o São Paulo começa mais uma participação no Brasileirão, enfrentando o Botafogo. E com a missão mais que definida pelo técnico Rogério Ceni: lutar o máximo possível para poder colocar o Tricolor em uma das vagas de classificação para a Libertadores.
E será a Série A a qual, segundo aponta a Gazeta Esportiva, o treinador são-paulino deverá apontar como prioridade, ao menos neste momento da temporada. O time está também na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, competições estas que também classificam para a Libertadores, mas as quais Ceni ainda não vê como algo de maior segurança para tal vaga.
A classificação para a Libertadores também foi a prioridade do São Paulo em 2022, onde sua grande chance de ter a vaga foi na final da Copa Sul-Americana, sendo derrotado pelo Independiente Del Valle. Nos últimos Brasileirões, o Tricolor vem brigado mais para não ficar na parte de baixo da tabela do que pela competição a qual foi três vezes campeão em si.
Para a comissão técnica e diretoria, a vaga no principal torneio da América do Sul é o ‘título factível’ para o clube nesta temporada. Além da chance de tentar a quarta conquista do torneio, os são-paulinos teriam nos valores pagos pelo torneio um grande alívio para a difícil situação financeira que vive.
Mas além da Libertadores em si. outro foco também pode acabar influenciando a prioridade momentânea dada ao Brasileirão: a Copa do Brasil. Pelo novo regulamento, que dará vagas principalmente aos campeonatos estaduais, o São Paulo não jogaria o torneio do ano seguinte por não ter obtido um dos cinco postos que o Paulistão deu em 2023. Uma das exceções seria se classificar para a Libertadores ou até mesmo Palmeiras e Red Bull Bragantino, que conquistaram os postos via estadual, terminarem na zona de classificação para a Libertadores, o que abriria espaço para o Tricolor.
🔴⚪⚫ Hoje é dia de estreia no Brasileirão! A @sportsbetiobr entra em campo com o Tricolor e você pode deixar seu palpite nesse duelo!
Faça sua conta e deixe seu palpite na io: https://t.co/E0noGFveqz#ioNoTricolor#VamosSãoPaulo 🇾🇪 pic.twitter.com/YAoJ11QVUE
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 15, 2023

