Home Futebol Série A-3 do Paulista: quatro times seguem na busca por duas vagas de acesso ao segundo escalação de SP

Série A-3 do Paulista: quatro times seguem na busca por duas vagas de acesso ao segundo escalação de SP

EC São Bernardo, Capivariano, São José e Grêmio Prudente começam no próximo fim de semana a disputa das semifinais; apenas os finalistas sobem

Gabriel Campoy
Colaborador do Torcedores.com.

PUBLICIDADE

O Campeonato Paulista da Série A-3 chegou em seu momento mais decisivo. Apenas quatro equipes seguem na briga pela vaga nas finais e, consequentemente, pelo acesso à Série A-2 de 2024.

O torneio, que começou ainda em janeiro, juntamente das duas primeiras divisões paulistas, teve em sua segunda fase, diferentemente da Série A-1 e da Série A-2, um quadrangular entre as oito melhores equipes que, alocadas em dois grupos de quatro times, jogaram dentro da chave em turno e returno para definir quem seriam os dois classificados de cada lado e, por fim, os semifinalistas. Desta dinâmica, chegaram à semifinais: EC São Bernardo, Capivariano, São José e Grêmio Prudente.

PUBLICIDADE

Dos quatro semifinalistas, o Capivariano e São José são as únicas equipes que já chegaram à elite estadual. O time de Capivari, no entanto, tem a passagem mais recente. Entre 2015 e 2016 jogou entre as melhores equipes do Estado, mas acabou rebaixada e nunca mais retornou.

Já o São José, mesmo com um longo período fora da elite de São Paulo, é o time com a melhor participação já registrada em um Campeonato Paulista. Chegou à final em 1989, com direito a eliminação do Corinthians nas semifinais, mas acabou derrotado para o São Paulo na grande decisão. Os tempos áureos, contudo, ficaram para trás, e desde 1999 a Águia do Vale não joga a Série A-1.

Os outros dois times desta lista, EC São Bernardo e Grêmio Prudente, nunca chegaram à elite de São Paulo. O time do ABC paulista, mesmo com 95 anos de história, foi no máximo até a Série A-2, competição que jogou pela última vez em 2021. Já o Carcará de Presidente Prudente, criado em 2005 (não confundir com o Grêmio Barueri, que em 2010 se mudou para a cidade do Oeste Paulista), conseguiu seu primeiro acesso na história no ano passado, ao sair da 4ª Divisão de São Paulo e subir para a A-3.

Confira as datas e horários das semifinais da Série A-3

22/04 – Grêmio Prudente x São José, 16h, no Estádio Paulo Constantino, em Presidente Prudente (ida);

PUBLICIDADE

23/04 – EC São Bernardo x Capivariano, 15h, no Estádio Municipal Bruno José Daniel, em Santo André (ida);

29/04 – Capivariano x EC São Bernardo, 15h, na Arena Capivari, em Capivari (volta);

29/04 – São José x Grêmio Prudente, 19h, no Martins Pereira, em São José dos Campos.