Os 12 clubes participantes da Série A2 do Campeonato Carioca têm treinadores confirmados para 2023. O último a definir foi a Cabofriense. A lista conta com nomes conhecidos como Alfredo Sampaio, Emanoel Sacramento e Toninho Andrade,
Além dos veteranos que já trabalhavam ou voltarão a trabalhar na Série A2 do Carioca, alguns profissionais chamam a atenção para este ano: Denis Alves, Eudes Pedro. Palinha Olivério e Reinaldo Oliveira.
Eles se juntam a nomes como Afonso Franklin, Eduardo Allax, Leandro Silva, Rafael Soriano e Silvestre Anjos. O jornalista Cassiano Carvalho, do canal “OurSports”, especialista em segunda divisão do Rio de Janeiro, analisou a movimentação dos clubes no mercado de técnicos.
“Acredito que essa será a Série A2 do Campeonato Carioca mais difícil dos últimos anos. São muitos times de tradição e isso é um ponto interessante. Pode ter certeza que a segunda divisão do Rio é muito mais difícil de jogar do que a primeira”, disse o jornalista que há mais de uma década acompanha a competição, antes de prosseguir:
“A preparação das equipes tem me chamado atenção positivamente, vejo clubes apostando em grandes nomes com Alfredo Sampaio (America), e Toninho Andrade (Macaé), e outros buscando técnicos da nova geração, isso é sinal que os dirigentes estão pensando futebol de maneira diferente, não é mais aquela mesma coisa de sempre, e isso eleva o nível da competição. Estou com uma expectativa muito grande para esse ano”, encerrou.
O Torcedores.com aproveitou a deixa para esmiuçar a carreira dos treinadores. Confira!
America | Alfredo Sampaio
Alfredo Sampaio, de 64 anos, irá comandar pela segunda vez o America. O treinador é conhecido no futebol carioca por sua grande identificação com o Bangu. Ele tem no currículo a conquista da Série A2 do Campeonato Carioca pela Portuguesa-RJ em 1996.
Americano | Rafael Soriano
Rafael Soriano, de 37 anos, é integrante da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Apesar de jovem, ele soma passagens por Desportiva Ferroviária, Goytacaz e Inter de Limeira. Irá comandar pela quarta vez o Americano.
Araruama | Leandro Silva
Leandro Silva, de 39 anos, assumiu o Araruama, antigo Arraial do Campo, no começo de 2023. O técnico tem grande rodagem por clubes de divisões inferiores do futebol carioca. Ele soma passagens por Angra dos Reis, 7 de Abril, Ceres e Império Serrano.
Artsul | Emanoel Sacramento
Aos 54 anos, Emanoel Sacramento é um dos técnicos mais vitoriosos que estará em ação na Série A2 do Carioca. Ao longo da carreira, ele conquistou seis títulos e com destaque para três competições: a Copa Rio de 2019, a Série A3 do Carioca de 2013 e o Carioca Sub-20 de 2009.
Cabofriense | Denis Alves
Ex-preparador físico do Botafogo, Denis Alves tem pouca experiência comandando equipes profissionais. Ao longo da carreira foi auxiliar de Carlos Alberto Santos e Athirson Mazolli. Seu trabalho mais recente foi no Madureira, quando evitou o rebaixamento no Carioca de 2023.
Friburguense | Afonso Franklin
Aos 32 anos, Afonso Franklin é um dos técnicos mais jovens em atividade na Série A2 do Carioca. O ex-goleiro iniciou carreira de técnico na equipe sub-20 do Friburguense em 2021. Um ano depois, assumiu a equipe principal do Frizão onde está até hoje.
Macaé | Toninho Andrade
Toninho Andrade na quinta passagem como técnico do Macaé. Aos 59 anos, é o treinador que mais vezes comandou o clube: 167 jogos. Ao longo da carreira venceu duas vezes a Série A2 do Carioca: em 2003 com a Portuguesa-RJ e 2013 com a Cabofriense.
Maricá | Reinaldo Oliveira
Reinaldo Oliveira foi atacante do Flamengo na conquista da Copa Mercosul de 1999. Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador de 44 anos iniciou a carreira de treinador no Inter de Lages em 2020. Seu trabalho mais recente foi à frente do time sub-20 do Bangu em 2022.
Olaria | Palinha Olivério
Palinha Olivério, de 57 anos, está há quatro anos no Olaria. É o técnico mais longevo à frente de uma equipe no futebol carioca. Ao longo da carreira, comandou Duque de Caxias, Rio São Paulo e Itumbiara. É conhecido por ser um grande acertador de equipes.
Petrópolis | Eduardo Allax
Ex-goleiro de Fluminense, Atlético-MG e Grêmio, Eduardo Allax iniciou a carreira de treinador em 2012. Desde então, ele comandou seis equipes do futebol carioca. Seu principal trabalho foi no Boavista, quando conquistou a Copa Rio de 2017.
Resende | Eudes Pedro
Após 20 anos de parceria com Cuca em clubes como Atlético-MG, Eudes Pedro optou por fazer “voo solo” em 2023. Apesar da badalação em torno do seu nome, o técnico tem pouca experiência como técnico principal. Seu último trabalho foi no Perilima-PB em 2020.
Sampaio Corrêa | Silvestre Anjos
Silvestre Anjos, de 41 anos, é técnico apenas há três anos. Apesar do pouco tempo, o trabalho do treinador já começou a chamar a atenção no futebol carioca. Em 2022, ele comandou o Arraial do Cabo na conquista da Série B1 do Carioca – o equivalente a terceira divisão.

