Home Mercado da Bola Times da Série A2 do Carioca definem seus técnicos para 2023

Times da Série A2 do Carioca definem seus técnicos para 2023

Alfredo Sampaio, Emanoel Sacramento e Toninho Andrade são os principais nomes na Série A2 do Campeonato Carioca

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Os 12 clubes participantes da Série A2 do Campeonato Carioca têm treinadores confirmados para 2023. O último a definir foi a Cabofriense. A lista conta com nomes conhecidos como Alfredo Sampaio, Emanoel Sacramento e Toninho Andrade,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além dos veteranos que já trabalhavam ou voltarão a trabalhar na Série A2 do Carioca, alguns profissionais chamam a atenção para este ano: Denis Alves, Eudes Pedro. Palinha Olivério e Reinaldo Oliveira.

Eles se juntam a nomes como Afonso Franklin, Eduardo Allax, Leandro Silva, Rafael Soriano e Silvestre Anjos. O jornalista Cassiano Carvalho, do canal “OurSports”, especialista em segunda divisão do Rio de Janeiro, analisou a movimentação dos clubes no mercado de técnicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Acredito que essa será a Série A2 do Campeonato Carioca mais difícil dos últimos anos. São muitos times de tradição e isso é um ponto interessante. Pode ter certeza que a segunda divisão do Rio é muito mais difícil de jogar do que a primeira”, disse o jornalista que há mais de uma década acompanha a competição, antes de prosseguir:

“A preparação das equipes tem me chamado atenção positivamente, vejo clubes apostando em grandes nomes com Alfredo Sampaio (America), e Toninho Andrade (Macaé), e outros buscando técnicos da nova geração, isso é sinal que os dirigentes estão pensando futebol de maneira diferente, não é mais aquela mesma coisa de sempre, e isso eleva o nível da competição. Estou com uma expectativa muito grande para esse ano”, encerrou.

O Torcedores.com aproveitou a deixa para esmiuçar a carreira dos treinadores. Confira!

PUBLICIDADE

America | Alfredo Sampaio

Alfredo Sampaio, de 64 anos, irá comandar pela segunda vez o America. O treinador é conhecido no futebol carioca por sua grande identificação com o Bangu. Ele tem no currículo a conquista da Série A2 do Campeonato Carioca pela Portuguesa-RJ em 1996.

PUBLICIDADE

Americano | Rafael Soriano

Rafael Soriano, de 37 anos, é integrante da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Apesar de jovem, ele soma passagens por Desportiva Ferroviária, Goytacaz e Inter de Limeira. Irá comandar pela quarta vez o Americano.

Araruama | Leandro Silva

Leandro Silva, de 39 anos, assumiu o Araruama, antigo Arraial do Campo, no começo de 2023. O técnico tem grande rodagem por clubes de divisões inferiores do futebol carioca. Ele soma passagens por Angra dos Reis, 7 de Abril, Ceres e Império Serrano.

Artsul | Emanoel Sacramento

Aos 54 anos, Emanoel Sacramento é um dos técnicos mais vitoriosos que estará em ação na Série A2 do Carioca. Ao longo da carreira, ele conquistou seis títulos e com destaque para três competições: a Copa Rio de 2019, a Série A3 do Carioca de 2013 e o Carioca Sub-20 de 2009.

Cabofriense | Denis Alves

Ex-preparador físico do Botafogo, Denis Alves tem pouca experiência comandando equipes profissionais. Ao longo da carreira foi auxiliar de Carlos Alberto Santos e Athirson Mazolli. Seu trabalho mais recente foi no Madureira, quando evitou o rebaixamento no Carioca de 2023.

PUBLICIDADE

Friburguense | Afonso Franklin

Aos 32 anos, Afonso Franklin é um dos técnicos mais jovens em atividade na Série A2 do Carioca. O ex-goleiro iniciou carreira de técnico na equipe sub-20 do Friburguense em 2021. Um ano depois, assumiu a equipe principal do Frizão onde está até hoje.

Macaé | Toninho Andrade

Toninho Andrade na quinta passagem como técnico do Macaé. Aos 59 anos, é o treinador que mais vezes comandou o clube: 167 jogos. Ao longo da carreira venceu duas vezes a Série A2 do Carioca: em 2003 com a Portuguesa-RJ e 2013 com a Cabofriense.

Maricá | Reinaldo Oliveira

Reinaldo Oliveira foi atacante do Flamengo na conquista da Copa Mercosul de 1999. Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador de 44 anos iniciou a carreira de treinador no Inter de Lages em 2020. Seu trabalho mais recente foi à frente do time sub-20 do Bangu em 2022.

Olaria | Palinha Olivério

Palinha Olivério, de 57 anos, está há quatro anos no Olaria. É o técnico mais longevo à frente de uma equipe no futebol carioca. Ao longo da carreira, comandou Duque de Caxias, Rio São Paulo e Itumbiara. É conhecido por ser um grande acertador de equipes.

PUBLICIDADE

Petrópolis | Eduardo Allax

Ex-goleiro de Fluminense, Atlético-MG e Grêmio, Eduardo Allax iniciou a carreira de treinador em 2012. Desde então, ele comandou seis equipes do futebol carioca. Seu principal trabalho foi no Boavista, quando conquistou a Copa Rio de 2017.

Resende | Eudes Pedro

Após 20 anos de parceria com Cuca em clubes como Atlético-MG, Eudes Pedro optou por fazer “voo solo” em 2023. Apesar da badalação em torno do seu nome, o técnico tem pouca experiência como técnico principal. Seu último trabalho foi no Perilima-PB em 2020.

Sampaio Corrêa | Silvestre Anjos

Silvestre Anjos, de 41 anos, é técnico apenas há três anos. Apesar do pouco tempo, o trabalho do treinador já começou a chamar a atenção no futebol carioca. Em 2022, ele comandou o Arraial do Cabo na conquista da Série B1 do Carioca – o equivalente a terceira divisão.

Better Collective