Home Futebol Tite no Flamengo? Saiba como foram os últimos trabalhos do técnico cotado para o lugar de Vítor Pereira

Tite no Flamengo? Saiba como foram os últimos trabalhos do técnico cotado para o lugar de Vítor Pereira

Tite está desempregado desde que deixou o comando da seleção brasileira; técnico teve passagem vitoriosa pelo Corinthians

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O técnico Tite é um dos nomes cotados para assumir o comando do Flamengo. Com a saída iminente de Vítor Pereira, que não conseguiu levar o time rubro-negro ao tão sonhado título do Campeonato Carioca, a simpatia do presidente Rodolfo Landim por Tite pode ser um fator decisivo na escolha do novo treinador.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ambiente no clube está insustentável para o treinador português seguir, após perder o quarto título desde que foi contratado pelo Flamengo em janeiro de 2023. A gota d’água foi a derrota por 4 a 1 para o Fluminense no segundo jogo da final do Campeonato Estadual, o que fez o time rubro-negro ver o rival faturar o bicampeonato.

Tite é considerado um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, tendo em seu currículo diversos títulos importantes. Seu melhor momento foi à frente do Corinthians, onde conquistou sete títulos: o Mundial de Clubes, a Recopa Sul-Americana, a Copa Libertadores da América, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Paulista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Antes disso, Tite comandou o Al Wahda, dos Emirados Árabes, onde faturou duas competições. Ele ficou duas temporadas na equipe do Oriente Médio. Nesse ínterim, foi campeão da Liga Emiradense e da Supercopa dos Emirados Árabes. É, portanto, um dos técnicos mais importantes da história do clube.

Tite também teve passagem vitoriosa pelo futebol gaúcho. Somando os trabalhos no Caxias, Juventude, Grêmio e Internacional, ele conquistou sete títulos: a uma Recopa Sul-Americana, uma Copa do Brasil e cinco campeonatos Gaúcho. É por causa dessas taças que é considerado um dos principais nomes da história do futebol gaúcho.

Tite teve passagem controversa pela seleção brasileira

Tite também comandou a seleção brasileira de 2016 a 2022. Ele chegou em duas finais de Copa América. Venceu uma, em 2019 e perdeu a outra, em 2020. Além disso, classificou a equipe nacional para duas Copas do Mundo: 2018 e 2022. Ao todo, foram 81 partidas, 60 vitórias, 15 empates, 6 derrotas e 80,25% de aproveitamento.

PUBLICIDADE

Apesar disso, o treinador teve passagem controversa pelo comando da equipe canarinha. Isso porque, o treinador foi criticado pela falta de padrão tático, futebol abaixo das expectativas e, principalmente, convocações equivocadas. No Mundial de 2022, por exemplo, ele foi bastante cobrado por ter levado o lateral-direito Daniel Alves para o Catar.

PUBLICIDADE
Better Collective