O Corinthians foi derrotado pelo Independiente del Valle (2 a 1) na noite da última terça-feira, na Neo Química Arena, e ficou mais perto da eliminação ainda na fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe não dá mostras de recuperação na temporada, porém, Fábio Piperno, comentarista da Jovem Pan, acredita em margem de evolução no Alvinegro.
“Dá para melhorar. O elenco não é tudo isso, mas há 6 meses eles (jogadores) foram longe com o Vítor Pereira, com a quarta colocação no Brasileirão, vice na Copa do Brasil e quartas de final de Copa Libertadores. Como é que pouco tempo depois esse time é eliminado pelo Ituano, sofre nos pênaltis contra o Remo, perde em casa para Argentinos Juniors e Del Valle e começa mal o Campeonato Brasileiro?”, questionou o jornalista durante o programa “Bate Pronto”.
Piperno destacou a queda técnica de alguns jogadores que encerraram a temporada 2022 em alta.
“É evidente que esse mesmo elenco piorou. Por que piorou? Não sei. Alguma questão interna, acomodação, problemas de gestão, um pouco de tudo isso. Por que o Yuri Alberto terminou o ano jogando bem e hoje não joga nada? Por que o Corinthians não tem nenhum bom jogador no meio-campo? Nem o Fausto Vera, que terminou bem o ano está jogando bem agora”, argumentou.
Segundo o jornalista, ninguém consegue se firmar no meio-campo corintiano, um dos pontos frágeis do time.
O meio-campo do Corinthians parece motel de sábado à noite, entra um e sai outro. É o tempo inteiro essa rotatividade. Não tem o mínimo de estabilidade”, apontou.
Luxemburgo pode ser o diferencial do Corinthians
Piperno crê que o técnico Vanderlei Luxemburgo, que fez a sua reestreia contra o Del Valle, consiga motivar o elenco em busca de bons resultados na sequência da temporada.
“Imagino que alguém que conhece muito de futebol e de relacionamento com o jogador, como é o caso do Vanderlei Luxemburgo, consiga fazer um diagnóstico sobre isso. Pelo menos nesta questão motivacional eu tenho a impressão que ele talvez seja o cara indicado para mudar um pouquinho isso até porque não tem mais margem para mudar o elenco. Não pode sair contratando, a janela de transferências está fechada, são contratos longos, não pode mandar embora porque tem que pagar indenização, então tem que ficar com esses caras. O Corinthians está amarrado com esse elenco e vai ter que se virar”, encerrou.

