O racismo escancarado em Vinícius Júnior atualmente na Espanha já vitimou outros brasileiros ao longo das últimas décadas. Neymar, que teve passagem marcante pelo Barcelona, também foi alvo de atos criminosos.
Em 2014, após derrota do Barcelona para o Granada, no Campeonato Espanhol, o time do Barça foi xingado por torcedores e Neymar foi chamado de “macaco” por algumas pessoas.
No ano de 2015, La Liga denunciou a torcida do Espanyol por dez cantos ofensivos direcionados aos atletas do Barça, incluindo imitações de macaco para Neymar e Daniel Alves.
Já em 2016, um novo caso aconteceu com o jogador revelado pelo Santos. Após o clássico contra o Espanyol por La Liga, Toni Freixa, um ex-diretor do Barcelona, postou no Twitter: “Espero que os gritos racistas a Neymar sejam registrados na ata da arbitragem”, disse ele à época.
Um grupo de torcedores entoou cânticos racistas contra Neymar, que “ignorou” as ofensas ao longo dos 90 minutos. O zagueiro Gerard Piqué, que era um dos líderes do vestiário do clube, não se calou na ocasião: “A culpa é de quem fez, não de toda a torcida do Espanyol. É certo que tem que denunciar e tomar as medidas necessárias. Devem ser identificados e apontados um a um”, comentou o ex-zagueiro.
Os casos de racismo contra Neymar não aconteceram somente na Espanha. Já com a camisa do PSG, em 2020, um atleta do Olympique de Marselha xingou o brasileiro, que se revoltou e foi expulso. Depois do acontecimento, ele se manifestou nas redes sociais:
“Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca. VAR pegar a minha ‘agressão’ é mole. Agora eu quero ver pegar a imagem do racista me chamando de ‘macaco filha da p***. Isso eu quero ver!”, desabafou Neymar na ocasião.
Rivaldo, que atuou no Barcelona, e Ronaldo Fenômeno também já foram xingados de “macaco” pelos gramados da Espanha. Atualmente, Vinícius Júnior convive com a triste rotina e já passou por essa situação repetidas vezes ao longo da temporada. Neste domingo (21), a situação aconteceu durante derrota do Real Madrid por 1 a 0 contra o Valencia.
Neymar se pronunciou e mandou um recado de apoio ao amigo: “Estou contigo, Vini”, publicou o camisa 10 do PSG. Kylian Mbappé também escreveu uma mensagem: “Você não está sozinho. Estamos com você e vamos te apoiar”, disse o francês.

