Janela fechada e mais jogos para os jovens do Timão
Sendo assim, o único recurso que o experiente treinador tem é a base, que deve ser a grande fonte para reforçar o Timão neste momento.
“Com jogador jovem, o técnico tem que matar no peito e botar o moleque para jogar. Se tiver que jogar, vai jogar, mas tem que saber que a responsabilidade existe. Cobrem de mim. Quando vem da base, vem identificado com as coisas do clube”, explicou Luxemburgo.
Ainda, em seu primeiro jogo, contra o Independiente del Valle-QUE, o técnico manteve o zagueiro Murillo, de 20 anos, como um dos titulares.
Além disso, apostou em dois meninos para tentar reverter o resultado do jogo (1×2), no segundo tempo: o atacante Pedro, de 17 anos; e o meia Matheus Araújo, de 20. Os dois são vistos como joias dentro do clube.
“Matheus mostrou que conhece da posição, cabeceou tirando a bola passando para alguém, não errou passe, preencheu o espaço e conseguiu achar na frente para jogar. Não tem isso de que é muito novo. Tem qualidade”, pontuou Luxemburgo.
O técnico ainda explicou que Pedro é rápido, bom jogador, mas que ainda precisa entender que é limpar e jogar na área, não ir passando por três.
Para ele é possível usar esses jogadores, apenas precisam de adaptação, que acontecerá com muito trabalho.
Experiência do técnico colabora para os jovens jogarem
Dessa maneira, Luxemburgo completou 70 anos, assim, tem mais de 50 anos de diferença para os jovens atletas, e o treinador tem um histórico recente de descoberta de jogadores, sempre com a colaboração do seu auxiliar Maurício Copertino, que chega em breve ao Corinthians.
Ou seja, será Copertino o responsável por fazer uma ponte com o técnico do time sub-20, com os dois trocando informações e ajudando o trabalho de integração entre a base e o departamento profissional de futebol.
Lembrando, no Palmeiras, onde foi campeão do Paulistão 2020, Luxemburgo participou do processo de formação de vários jogadores, como Gabriel Menino, Patrick, Esteves, Wesley e Veron.
Por fim, Copertino é um parceiro antigo de Luxemburgo, com experiência como seu auxiliar na China, no Palmeiras e no Vasco da Gama.

