O Brasileirão inicia neste sábado (20) a sua 7ª rodada e os cartoleiros têm até às 15h59 (horário de Brasília), um minuto antes de a bola rolar, para escolherem escalarem os times. Em uma rodada com três clássicos e mais dois duelos entre times do Rio de Janeiro e São Paulo, ainda há a possibilidade de os clubes pouparem jogadores para as partidas das competições internacionais, que rolam no meio da semana seguinte. Com todo esse cenário, o cartoleiro precisa ficar atento às escolhas e vale dar aquela última revisada no time bem próximo ao horário de o mercado fechar.
Para ajudar quem ainda não fez sua seleção no Cartola ou ainda está com dúvidas, o ex-jogador Caio Ribeiro dá dicas exclusivas para conquistar uma boa pontuação no fantasy game. Baseado no painel de dados exclusivos do Gato Mestre, disponível para os assinantes do Cartola PRO, o comentarista da Globo e embaixador do Cartola escolheu um atleta de cada posição, além do técnico. Confira as dicas do especialista Caio Ribeiro:
Goleiro – Rafael (São Paulo)
O São Paulo vem em uma crescente. Após a chegada do treinador Dorival Júnior, conseguiu uma vitória no meio de semana pela Copa do Brasil e chega empolgado para a partida contra o Vasco, no sábado, no Morumbi. Com 21 defesas em seis jogos, além de ter ficado metade das partidas sem sofrer gols, ele vem sendo um dos destaques do Tricolor no Brasileirão.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 8.12 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 0.82
- Média de pontos – 5.33
- Defesas – 21
- Jogos sem sofrer gols – 3
- Gols sofridos – 4
Lateral – Marlon (Cruzeiro)
O lateral cruzeirense vem mostrando muita força ofensiva e defensiva ao longo deste começo de Brasileirão. Com 31 desarmes em seis jogos, média maior do que cinco por partida, também já marcou um gol e deu uma assistência. Não bastasse isso, ainda somou pontos também com o bônus SG em três jogos neste ano e tem tudo para ser um dos destaques na partida contra o Cuiabá.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 16.98 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 9.52
- Média de pontos – 10.73
- Jogos sem sofrer gols – 3
- Desarmes – 31
- Gols – 1
Zagueiro – Nino (Fluminense)
Apesar de clássico ser um jogo muito difícil de prever e, em geral, serem evitados pelos cartoleiros, acredito que o Nino seja uma boa aposta nessa rodada. Zagueiro com a maior média de pontos do Cartola, com 8.13 por jogo, o defensor tricolor já marcou dois gols no Brasileirão e passou quatro, dos seis jogos, sem sofrer gols, garantindo o bônus SG. Além disso, ele comete poucas faltas, evitando perder pontos, tendo feito apenas três neste campeonato e sofrido sete.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 15.82 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 9.37
- Média de pontos – 8.13
- Jogos sem sofrer gols – 4
- Desarmes – 4
- Gols – 2
Meia – Thaciano (Bahia)
Um dos destaques do Tricolor Baiano nesse começo de Brasileirão é o meia Thaciano, que vem conquistando bons pontos no Cartola com uma atuação que se destaca tanto nas estatísticas ofensivas quanto nas defensivas. Com um gol, duas assistências e treze finalizações, ele soma mais de oito pontos, em média, por jogo no Cartola.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 12.67 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 7.31
- Média de pontos – 8.04
- Gols – 1
- Assistências- 2
- Desarmes – 6
Atacante – Bruno Rodrigues (Cruzeiro)
O atacante do Cruzeiro vem mostrando toda sua qualidade nessa temporada e tem ajudado o time a vencer. Após marcar um golaço no meio de semana, contra o Grêmio pela Copa do Brasil, Bruno Rodrigues terá a oportunidade de seguir a boa fase contra o Cuiabá. Com dois gols, uma assistência, sete finalizações e quatro desarmes, ele pontua, em média, 7.40 por jogo.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 12.57 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 4.87
- Média de pontos – 7.40
- Gols – 2
- Assistências – 1
- Finalizações defendidas – 7
Técnico – Pepa (Cruzeiro)
O técnico do Cruzeiro chegou para o começo do Brasileirão e já mostrou a que veio, implementando um esquema de jogo eficiente e tirando o melhor dos jogadores que tem no elenco. Em ótima forma no torneio, o time celeste vai encarar o Cuiabá, no Independência. Principal favorito da rodada, possibilita que o treinador marque muitos pontos.
Estatísticas Cartola PRO
- Preço – 12.17 Cartoletas
- Mínimo para valorizar – 6.58
- Média de pontos – 7.22
- Maior pontuação – 11.17

