Home Extracampo CBF promoverá ações contra o racismo no Brasileirão Série A; veja detalhes

CBF promoverá ações contra o racismo no Brasileirão Série A; veja detalhes

A entidade máxima do futebol brasileiro anunciou campanha contra discriminação racial na nona rodada do Campeonato Brasileiro

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Na noite da última quinta (25), a CBF comunicou que irá realizar ações contra o racismo em todos os jogos da nona rodada do Brasileirão Série A. De acordo com nota da instituição, os jogadores dos 20 clubes e as equipes de arbitragem vão participar da campanha, além de mensagens exibidas em diversos pontos dos estádios. A nona rodada do Campeonato Brasileiro será disputada entre os dias 3 e 5 de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A campanha é marcada pela frase “com racismo não tem jogo”, mensagem que estará estampada em diversos pontos do estádio e em camisetas que serão usadas pelos jogadores quando entrarem em campo. Além disso, faixas de capitães, moedas dos árbitros e as bolas dos jogos também terão a mensagem. Um vídeo com diversas celebridades falando a frase foi divulgado.

Segunda a Confederação Brasileira de Futebol, os jogadores farão uma manifestação própria, na qual ficaram sentados por cerca de 30 segundos após o apito inicial. “Essa é a mensagem potente que queremos passar para toda a sociedade. Com racismo, não tem jogo”, disse no comunicado o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. “Contamos com o apoio de cada torcedor. Racismo é um crime brutal e deve ser banido dos estádios. Basta de preconceito”, completou Ednaldo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ações da CBF no Brasileirão Série A vêm após casos recentes de racismo no futebol brasileiro e no exterior

No comunicado que anuncia a campanha e as realizações, a CVF destaca que a iniciativa ocorre devido ao aumento de casos de racismo tanto no futebol brasileiro, quanto em competições estrangeiras. O caso de maior repercussão foi sofrido por Vinícius Júnior, em jogo do Real Madrid contra o Valencia, pela LaLiga, no último domingo (21).

As ações da CBF serão vistas nos dez jogos da nona rodada do Brasileirão Série A, que começa no dia 3 de junho e termina somente na segunda-feira (5). As partidas serão: Fortaleza x Bahia, Cruzeiro x Atlético-MG, Athletico x Botafogo, América-MG x Corinthians, Santos x Internacional, Fluminense x Red Bull Bragantino, Grêmio x São Paulo, Palmeiras x Coritiba, Goiás x Cuiabá e Vasco x Flamengo.

Better Collective