Fora dos planos do técnico Luís Castro, atacante Dudu foi dispensado do Botafogo logo após o Campeonato Carioca. Contratado para reforçar o time sub-20 em 2022, ele chegou por empréstimo do Artsul.
O Torcedores.com apurou que o acordo entre os clubes tinha a opção de compra dos direitos econômicos no fim da cessão em dezembro de 2023. Porém, a diretoria alvinegra decidiu não acionar a cláusula para adquirir o passe de Dudu.
Desde que deixou o Botafogo, o atacante passou a realizar trabalhos físicos e técnicos no Centro de Treinamento Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu. O Artsul é conhecido pelo alto investimento nas categorias de base e por possuir uma das melhores estruturas do futebol brasileiro.
O jogador deve utilizar as instalações e treinar junto com o elenco até julho, quando será aberta a janela de transferências. Embora tenha sido pouco utilizado pelo técnico Luís Castro no Botafogo, Dudu está perto de definir seu futuro.
Ainda segundo apurou a reportagem, o estafe do atleta tem em mãos ofertas de clubes das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Além disso, Dudu foi sondado por uma equipe da segunda divisão de Portugal. O nome é mantido em sigilo por uma questão de estratégia de mercado.
Dudu tem contrato com o Artsul até dezembro de 2024. A expectativa do clube é conseguir negociá-lo a fim de fortalecer as finanças para o resto da temporada. Ele, portanto, não será utilizado pelo técnico Emanoel Sacramento na Série A2 do Campeonato Carioca.
A carreira de Dudu
Nascido no Rio de Janeiro, Eduardo Fernandes Rodrigues de Souza, o Dudu, é cria das divisões de base do Nova Iguaçu em 2019. Surgiu na geração que revelou o zagueiro Lucas Mezenga e o volante Kayque, ambos do Botafogo. Em 2021, foi contratado pelo Artsul onde teve passagem pela base.
No mesmo ano foi emprestado ao Botafogo. Lá, atuou pelas equipes sub-20 e sub-23. Ao todo, foram 23 partidas, 4 gols e 3 assistências na base. Nesta temporada, por exemplo, foi promovido ao elenco principal. Porém, disputou apenas um jogo com a camisa alvinegra.

