‘El Loco’ Bielsa vai treinar a terceira seleção em sua carreira
Treinador irá dirigir mais uma seleção da América do Sul
Robbie Jay Barratt/Getty Images
A seleção do Uruguai apresentou ontem (18) o seu novo treinador. Trata-se de Marcelo Bielsa, conhecido como “El Loco”.
Bielsa é argentino e tem 67 anos. Ele é conhecido por ser “louco”, no bom sentido. Tem um futebol muito ofensivo e muitas vezes inventivo. O treinador é uma inspiração para alguns treinadores, como Sampaoli, que está no Flamengo.
E essa vai ser a terceira vez que Bielsa irá treinar uma seleção. Todas sul-americanas. A sua primeira experiência foi na Argentina, seu país de origem.
O ‘Loco’ Bielsa treinou os argentinos entre 1998 e 2004. Ele dirigiu a seleção na Copa do Mundo de 2002, mas não foi bem, sendo eliminado na primeira fase. Em 2004, porém, dirigiu a seleção nas Olimpíadas e foi campeão.
Em 2007, teve a sua segunda experiência à frente de uma seleção. Dirigiu o Chile, ficando até 2011. Ele comandou os chilenos na Copa do Mundo de 2010. Foi eliminado nas oitavas de final, justamente para o Brasil, perdendo por 3 a 0.
Bielsa irá estrear pelo Uruguai em junho, em amistosos contra Cuba e Nicarágua.
Relembre a carreira de Marcelo Bielsa
Além das seleções, Bielsa tem uma carreira no futebol argentino, mexicano e europeu. O treinador iniciou a sua carreira profissional no Newell’s Old Boys (Argentina), em 1990.
Depois, passou pelo Atlas (México), América (México), Vélez Sarsfield (Argentina), até ir para o futebol europeu.
Na Europa, seu primeiro clube foi o Espanyol (Espanha), em 1998. Foi seu último clube antes de dirigir as seleções da Argentina e Chile.
Depois que deixou a seleção chilena, em 2011, foi para o Athletic Bilbao (Espanha). Então, depois, passou por times como Olympique de Marseille (França), Lazio (Itália), Lille (França) e Leeds United (Inglaterra). O Leeds foi o seu último clube antes da seleção uruguaia. Ele deixou o clube inglês no ano passado.

