Diferentemente de outros episódios em que Vinícius Júnior foi vítima de racismo na Espanha, o caso ocorrido no último final de semana, diante do Valencia, tem ganhado uma repercussão e uma atenção maior do Real Madrid e das autoridades do país. Nesta terça-feira (23), o jornalista Eric Faria destacou que a postura enérgica do jogador em combater os racistas, impactou diretamente para que a situação fosse tratada com a seriedade necessária.
Ao longo da manhã, o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez se posicionou dizendo que adotará a postura de “tolerância zero” contra o racismo, e sinalizou possíveis mudanças na arbitragem do país, para que estes casos sejam penalizados. A Polícia Nacional da Espanha também já se movimenta, tendo detido sete pessoas acusadas de condutas racistas.
“Sei que é o começo. Mas a atitude firme do Vini Jr sacudiu a Espanha. Hj, além das prisões, o presidente do Real Madri, publicamente, se comprometeu a mudar a estrutura da arbitragem no país. Finalmente o maior clube do mundo ta se mexendo. O garoto voou alto. E assim seguirá…”, pontuou Eric Faria nas redes sociais.
VINÍCIUS JÚNIOR NÃO SE CALA
Depois de rebater o presidente de LaLiga, Javier Tebas, o atacante brasileiro voltou a utilizar as redes sociais na última segunda-feira (22), publicando um vídeo que mostra o quanto ele é vítima de racismo em solo espanhol. As imagens mostram como caso de insultos contra o Vinícius Júnior são recorrentes no país.
“O que falta para criminalizarem essas pessoas? E punirem esportivamente os clubes? Por que os patrocinadores não cobram a La Liga? As televisões não se incomodam de transmitir essa barbárie a cada fim de semana? O problema é gravíssimo e comunicados não funcionam mais. Me culpar para justificar atos criminosos também não. No és fútbol, és inhumano”, questionou Vinícius Júnior.

