Guarany de Bagé e Pelotas são dois dos times mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Entretanto, ambos disputam a Divisão de Acesso, o Gauchão Série A2. Ou seja, a segunda divisão do Campeonato Gaúcho. As duas equipes mediram forças nesta segunda-feira (08), no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, pela fase classificatória da competição. A partida terminou 0 a 0.
Aos 28 minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Xaro, do Pelotas, foi cobrar um arremesso lateral. O atleta se encostou no alambrado, onde ficam os torcedores do Guarany, para tomar distância. Então, um deles o atingiu com um tapa na cabeça. Assim, a partida ficou paralisada por quase dois minutos, com os ânimos acirrados e os jogadores da equipe visitante discutindo com os torcedores da equipe da casa.
Então, o mesmo Xaro recebeu outro soco por trás da arquibancada, quando tentava cobrar o lateral. A imagem da transmissão da partida pelo canal no YouTube da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) mostra claramente o jogador do Pelotas sendo atingido na nuca.
Desse modo, o árbitro Tiago Lucas Rodrigues interrompeu a partida por um breve período, até ela ser retomada na sequência. Anteriormente, uma confusão entre os jogadores das duas equipes resultou na expulsão de um jogador do Pelotas. Os protestos dos atletas da equipe provocaram uma paralisação de 14 minutos do confronto da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho no primeiro tempo.
Guarany de Bagé e Pelotas já conquistaram o Campeonato Gaúcho
Guarany de Bagé e Pelotas já foram campeões gaúchos. Aliás, a equipe de Bagé é o único time do interior que possui um bicampeonato, conquistado em 1920 e 1938. No ano passado, esteve na primeira divisão, sendo rebaixado em último lugar. Já o Pelotas levantou a taça em 1930 e jogou pela última vez na elite em 2021.

