Home Extracampo Lei Vini Jr: deputado faz proposta após perseguição racista contra o brasileiro na Espanha

Lei Vini Jr: deputado faz proposta após perseguição racista contra o brasileiro na Espanha

Jogador brasileiro deve ser parte da legislação, confira detalhes

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

A luta de Vinícius Júnior contra o racismo na Espanha tem agitado os noticiários e os debates sobre questões sociais durante toda a semana. Após novo incidente na partida contra o Valencia, o deputado Professor Josimar (PSOL) está determinado a criar a Lei Vini Jr., para que as partidas sejam encerradas após manifestações racistas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lei Vini Jr.

O projeto de lei do deputado inclui a divulgação e realização de campanhas educativas de combate ao racismo nos períodos de intervalo e que antecedem aos eventos esportivos ou culturais. Além disso, haverá também a divulgação das políticas públicas para o atendimento das vítimas das condutas.

Uma questão importante da lei Vini Jr. foi destacar que qualquer cidadão poderá informar às autoridades quando presenciar uma conduta racista. Ao tomar conhecimento, a autoridade terá a obrigação de informar o plantão de juizado, interromper a partida ou evento até que seja encaminhado o caso ao Ministério Público, à Defensoria Pública, Comissão de Combate às Discriminações da Alerj e a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A interrupção permanecerá por tempo necessário até que cessem as atitudes reconhecidamente racistas. Caso exista reincidência e conjunto de condutas ainda presentes, o organizador do evento ou delegado poderá exercer a faculdade de encerrar a partida. Caso o projeto original seja aprovado pelos deputados e devidamente sancionado pelo governador, a lei passará a ser aplicada imediatamente no Rio de Janeiro.

Caso Vinícius Júnior

O atacante brasileiro sofreu mais um episódio de racismo na Espanha, sendo o 11º até o momento. Embora tenha ficado sem cartão vermelho, demissão do VAR, inquérito da Procuradoria Geral da Espanha após o pedido do Real Madrid, e também penalização do Valencia, ainda há um longo debate sobre o que deve ser feito para evitar a reincidência de casos similares.

Better Collective