Home Futebol Manchester City vence Leeds United e dispara na liderança da Premier League

Manchester City vence Leeds United e dispara na liderança da Premier League

Os Citizens de Pep Guardiola conseguiram vitória importante por 2 a 1 contra o Leeds e abriram quatro pontos de vantagem sobre o Arsenal

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

Nesse sábado, Manchester City e Leeds United se enfrentaram no Etihad Stadium pela Premier League. A equipe de Guardiola buscava mais uma vitória na competição, o que faria com que os Citizens tomassem a primeira colocação do Arsenal e voltassem ao topo da classificação geral.

PUBLICIDADE

Já o Leeds United vive situação desesperada na Premier League e precisava da vitória para se afastar da zona do rebaixamento. A equipe começou a rodada na 17º colocação e está brigando com o Leicester City, Nottingham Forest, Everton e Southampton para escapar das últimas colocações.

Como foi o jogo entre Manchester City e Leeds United, pela Premier League?

O time de Pep Guardiola entrou em campo com Ederson; Akanji, Laporte, Aké; Lewis, Gundogan, Mahrez, Álvarez, De Bruyne, Foden; Haaland.

PUBLICIDADE

Já o Leeds United, que contratou o treinador Sam Allardyce nessa semana, foi escalado com Robles; Ayling, Kristensen, Wöber, Firpo; McKennie, Marc Roca, Gnonto, Forshaw, Harrison; Bamford.

Primeiro tempo

O jogo começou no Etihad Stadium com o Manchester City tentando atacar o Leeds United, que vive situação desesperadora no campeonato e precisava somar pontos para se manter com chances de permanecer na Premier League.

Os Citizens encurralaram o Leeds contra seu próprio campo de defesa e tentavam furar o bloqueio criado por Sam Allardyce em sua primeira partida no comando da equipe. Para isso, Guardiola pedia maior infiltração dos jogadores de ponta, que nesse jogo foram Álvarez, Mahrez e Foden.

Aos 15 minutos, De Bruyne recebeu pelo lado direito de ataque e rolou para Álvarez, que estava posicionado na entrada da grande área. O argentino bateu rapidamente, com a bola passando por cima da trava de Robles.

PUBLICIDADE

Logo no minuto seguinte, os Citizens chegaram novamente. Dessa vez Lewis encontrou Haaland entrando pelas costas da defesa adversária. Ele chutou em frente ao goleiro e forçou ele a fazer uma grande defesa.

Aos 18 minutos, Mahrez fez grande jogada individual e passou para Gundogan. O alemão chutou de primeira na entrada da grande área e acertou o canto direito do goleiro, abrindo o placar.

O jogo estava sendo totalmente dominado pelos Citizens. Aos 24, De Bruyne recebeu bom lançamento e deu leve toque para Haaland, que chutou de primeira. A bola passou raspando a trave adversária.

Aos 26 minutos, Mahrez dominou pelo lado direito e passou para Gundogan, que estava posicionado na entrada da área. Ele dominou e bateou no canto esquerdo, marcando seu segundo no jogo em um lance muito semelhante ao primeiro.

PUBLICIDADE

O Leeds United finalmente conseguiu chegar ao ataque aos 28 minutos do primeiro tempo. Após cobrança de escanteio, McKennie cabeceou de muito perto e Ederson fez uma grande defesa, no reflexo.

Aos 47, os Citizens ainda tiveram outra oportunidade. Após cobrança de escanteio, a defesa do Leeds afasta e Foden pega o rebote na entrada da área. A bola passa por cima da trave.

Segundo tempo

As equipes voltaram do intervalo com disposições parecidas com a primeira etapa. O Manchester City tentava ampliar o placar após ter perdido intensidade, enquanto o Leeds buscava um milagre para conseguir empatar a partida.

Logo aos 8 minutos, Haaland teve sua oportunidade de marcar. O norueguês recebeu cruzamento de Álvarez e cabeceou, forçando o goleiro adversário a fazer a defesa.

PUBLICIDADE

Já aos 13 minutos, foi a vez do Leeds United ter a sua primeira oportunidade nos últimos 45 minutos. Bamford tentou cabecear dentro da pequena área após cruzamento de Ayling, mas a bola foi bloqueada pela defesa.

Aos 27 minutos, Mahrez tentou finalizar no ataque dos Citizens e o goleiro adversário fez uma boa defesa.

Aos 39, o Manchester City teve a oportunidade de ampliar o placar em uma cobrança de pênalti. O cobrador foi Gundogan. O alemão poderia ter marcado seu terceiro gol no jogo, porém, desperdiçou a penalidade ao acertar o poste direito.

Logo em seguida, aos 40, o Leeds United conseguiu diminuir a vantagem dos donos da casa após belo chute de Rodrigo, de fora da área. Os visitantes prometiam incomodar os Citizens nos últimos minutos do jogo. Entretanto, não conseguiram criar chances contra a equipe de Guardiola e o placar terminou 2 a 1 para os primeiros colocados da Premier League.

PUBLICIDADE