Há cerca de 18 anos, o Liverpool vivia um dos momentos mais importantes de sua história e sem dúvida o mais icônico. Em 25 de maio de 2005, ocorria o “Milagre de Istambul”, nome que foi dado para a vitória dos Reds contra o Milan na final da Champions League.
O jogo colocou frente a frente dois dos melhores times daquele ano. Os italianos contavam com craques como Shevchenko, Kaká, Pirlo, Seederf, Cafu, Dida, Maldini, Gattuso, entre outros. Do outro lado, estava uma excelente equipe, mas com nomes menos “badalados” no cenário mundial.
O Liverpool de Rafael Benítez era liderado pelo craque Steven Gerrard e contava também com nomes como Xabi Alonso, Riise, Dudek, Carragher e outros. Certamente um plantel menos “estrelado”.
Entretanto, a história que estaria para acontecer em Istambul naquele dia vai além de qualquer nome de peso presente no Liverpool, ela é um símbolo do espírito de luta dos Reds.
Como foi o grande jogo entre Milan e Liverpool na Champions League?
O Milan começou a partida em Istambul de forma avassaladora, marcando um gol nos primeiro minutos. Ainda na primeira etapa, Crespo marcou outros dois e abriu 3 a 0 no placar, praticamente colocando um ponto final no jogo, ao menos na mente dos torcedores italianos, porém, a história não foi bem assim.
O Liverpool voltou para o segundo tempo de cabeça erguida, sem expressar tristeza pelo placar adverso e confiante de que uma virada era possível. Logo aos 9 minutos, Riise passou por Cafu e cruzou para Steven Gerrard, que marcou o primeiro gol. Logo em seguida, Smicer acertou um bom chute de longe e venceu Dida. Posteriormente, Gattuso ainda cometeu pênalti e Xabi Alonso cobrou e empatou.
Nos acréscimos, Dudek fez algumas das melhores defesas da história do futebol e impediu que os italianos saíssem com a vitória.
Nas penalidades, novamente o goleiro polonês brilhou e defendeu cobranças de Pirlo e Shevchenko, decretando a vitória do Liverpool.
Confira abaixo os destaques dessa partida histórica:
Para quem deseja assistir ao jogo inteiro, ele está disponível no YouTube da TNT Sports:

