O brasileiro é vítima de ataques racistas no país europeu desde 2021
Dessa maneira, no último domingo (21.05), no jogo Valencia e Real Madrid, novamente Vini Jr. foi atacado por torcedores adversários.
Assim, o atacante brasileiro cobra de LaLiga ações e punições, enquanto o presidente da entidade, Javier Tebas, argumenta que dez denúncias contra os ataques racistas, contando com a mais recente, já foram realizadas.
Porém, dos nove processos anteriores abertos por LaLiga desde 2021, três foram arquivados e os outros seis seguem correndo normalmente na justiça.
Mas, para piorar, é que nenhum clube teve qualquer punição esportiva ainda.
Veja os dez processos por ataques racistas contra Vini Jr. na Espanha
Barcelona x Real Madrid (24/10/2021)
Torcedores gritaram “macaco” para Vinícius Junior e LaLiga apresentou denúncia à Procuradoria de Ódio de Barcelona – o caso foi arquivado.
Mallorca x Real Madrid (14/03/2022)
Foram ouvidos sons imitando macacos nas arquibancadas do estádio Son Moix. LaLiga abriu nova denúncia, que foi arquivada.
Atlético de Madrid x Real Madrid (18/09/2022)
Nos arredores do estádio Wanda Metropolitano, antes do clássico, vários torcedores gritavam “Vinícius você é um macaco, você é um macaco”. Novamente LaLiga apresentou denúncia que foi arquivada.
Valladolid x Real Madrid (30/12/2022)
Alguns torcedores chamaram Vini Jr. de “negro bastardo” e “negro m…”, nesse caso foram denúncias em três frentes: na Comissão Anti-Violência, na Comissão da Competição e diretamente no Tribunal de Valladolid.
Nesse caso, os responsáveis pelos insultos foram identificados e o processo penal foi instaurado.
Real Madrid x Atlético de Madrid (26/01/2023)
Antes do clássico, Madrid acordou com um boneco, com a camisa de Vini Jr., pendurado numa ponte e como se tivesse sido enforcado.
O processo segue em andamento para identificar responsáveis.
Mallorca x Real Madrid (05/02/2023)
Mais um ataque racista, como um torcedor gritando “macaco” para Vinícius Junior.
O caso foi relatado novamente e o processo foi aberto. Através de um vídeo o autor foi identificado.
Osasuna x Real Madrid (18/02/2023)
Insultos racistas contra Vinícius Júnior aconteceram no estádio do Osasuna, com os atos denunciados pela LaLiga nos tribunais de instrução de Pamplona. Os autores ainda não foram identificados.
Betis x Real Madrid (05/03/2023)
Gritos de “macaco” foram dirigidos a Vinícius Júnior nas arquibancadas do estádio, com LaLiga apresentando denúncia ao tribunal investigativo de Sevilha.
Barcelona x Real Madrid (19/03/2023)
Mais uma vez contra o Barcelona gritos de “macaco” e “morra” para Vini Jr. foram ouvidos nas arquibancadas do Camp Nou. Denúncia nos tribunais de Barcelona.
Valencia x Real Madrid (21/05/2023)
Por fim, neste domingo (21.05), Vini Jr. acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de “macaco”, com a partida sendo paralisada e ainda no fim, o brasileiro sendo expulso, após confusão com o goleiro do Valencia.

