Home Futebol Não é a primeira vez! Vinícius Júnior soma dez processos contra racismo na Espanha

Não é a primeira vez! Vinícius Júnior soma dez processos contra racismo na Espanha

Em matéria do portal GE, Vinícius Júnior, que foi mais uma vez vítima de ataques racistas, já soma dez denúncias.

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

O brasileiro é vítima de ataques racistas no país europeu desde 2021

Dessa maneira, no último domingo (21.05), no jogo Valencia e Real Madrid, novamente Vini Jr. foi atacado por torcedores adversários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, o atacante brasileiro cobra de LaLiga ações e punições, enquanto o presidente da entidade, Javier Tebas, argumenta que dez denúncias contra os ataques racistas, contando com a mais recente, já foram realizadas.

Porém, dos nove processos anteriores abertos por LaLiga desde 2021, três foram arquivados e os outros seis seguem correndo normalmente na justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas, para piorar, é que nenhum clube teve qualquer punição esportiva ainda.

Veja os dez processos por ataques racistas contra Vini Jr. na Espanha

Barcelona x Real Madrid (24/10/2021)

Torcedores gritaram “macaco” para Vinícius Junior e LaLiga apresentou denúncia à Procuradoria de Ódio de Barcelona – o caso foi arquivado.

Mallorca x Real Madrid (14/03/2022)

Foram ouvidos sons imitando macacos nas arquibancadas do estádio Son Moix. LaLiga abriu nova denúncia, que foi arquivada.

PUBLICIDADE

Atlético de Madrid x Real Madrid (18/09/2022)

Nos arredores do estádio Wanda Metropolitano, antes do clássico, vários torcedores gritavam “Vinícius você é um macaco, você é um macaco”. Novamente LaLiga apresentou denúncia que foi arquivada.

PUBLICIDADE

Valladolid x Real Madrid (30/12/2022)

Alguns torcedores chamaram Vini Jr. de “negro bastardo” e “negro m…”, nesse caso foram denúncias em três frentes: na Comissão Anti-Violência, na Comissão da Competição e diretamente no Tribunal de Valladolid.

Nesse caso, os responsáveis pelos insultos foram identificados e o processo penal foi instaurado.

Real Madrid x Atlético de Madrid (26/01/2023)

Antes do clássico, Madrid acordou com um boneco, com a camisa de Vini Jr., pendurado numa ponte e como se tivesse sido enforcado.

O processo segue em andamento para identificar responsáveis.

PUBLICIDADE

Mallorca x Real Madrid (05/02/2023)

Mais um ataque racista, como um torcedor gritando “macaco” para Vinícius Junior.

O caso foi relatado novamente e o processo foi aberto. Através de um vídeo o autor foi identificado.

Osasuna x Real Madrid (18/02/2023)

Insultos racistas contra Vinícius Júnior aconteceram no estádio do Osasuna, com os atos denunciados pela LaLiga nos tribunais de instrução de Pamplona. Os autores ainda não foram identificados.

Betis x Real Madrid (05/03/2023)

Gritos de “macaco” foram dirigidos a Vinícius Júnior nas arquibancadas do estádio, com LaLiga apresentando denúncia ao tribunal investigativo de Sevilha.

PUBLICIDADE

Barcelona x Real Madrid (19/03/2023)

Mais uma vez contra o Barcelona gritos de “macaco” e “morra” para Vini Jr. foram ouvidos nas arquibancadas do Camp Nou. Denúncia nos tribunais de Barcelona.

Valencia x Real Madrid (21/05/2023)

Por fim, neste domingo (21.05), Vini Jr. acusou parte da torcida do Valencia de chamá-lo de “macaco”, com a partida sendo paralisada e ainda no fim, o brasileiro sendo expulso, após confusão com o goleiro do Valencia.

Better Collective